Leitura e Escrita Livros

Wrap up de Julho de 2017

wrap-up-julho

 

Mais três livros terminados em Julho e que mês de excelentes leituras foi este! Adorei os três livros que li. Na realidade, penso que há já algum tempo que não tinha um mês de leituras tão boas.

 

Dark Matter, de Blake Crouch

dark-matter

[Goodreads] [Amazon] [BookDepository]

Escrevi sobre este livro aqui e expliquei que contava que ele fosse um daqueles que pegamos e não conseguimos largar mais. Foi mesmo! Este livro está absolutamente brilhante e vai diretamente para o topo da lista de melhores livros deste ano. Tenho até algumas dificuldades em falar sobre ele sem vos estragar o enredo, visto que está cheio de twists – alguns mais previsíveis do que outros – mas onde tudo acaba por fazer sentido, por ser quase inevitável. Para dar um cheirinho, o tema deste livro é realidades alternativas e o que acontece quando arrancam uma pessoa da sua própria vida e a colocam numa realidade totalmente diferente. Neste livro, cada uma das realidades alternativas diferentes é gerada por escolhas diferentes que fazemos em diversos pontos da nossa vida. Por exemplo, neste livro haveria uma realidade em que eu escolhi estudar Psicologia e não Engenharia, o toda a minha vida se desencadeou de maneira diferente. Apesar de ser um livro de ficção, é possível tirar lições de vida da sua leitura, e eu voltei a tirar duas que já faziam parte da minha vida: aquilo em que te focas é aquilo que chamas para a tua vida (se lerem vão perceber onde está escondido este conceito) e tudo é possível (ou “infinitas possibilidades”, coisa que este livro traduz muito literalmente). Façam um favor a vocês próprios e leiam este livro! É ideal para os dias de leituras infinitas no verão, em que dois dias bastam para começar e terminar este livro. Não se vão arrepender.

5-estrelas

 

Licenciei-me… e agora?, de Catarina Alves de Sousa

licenciei-me

[Goodreads] [Fnac]

E o orgulho que senti ao ler este livro? Muito mesmo! Não é todos os dias que conhecemos a autora do livro que estamos a ler (e por quem já sentia uma enorme admiração)! A maravilhosa Catarina, do Joan of July, preparou-nos aqui um excelente guia para orientarmos a nossa vida, não só depois de terminarmos a licenciatura, mas em qualquer altura da vida em que estejamos à procura de emprego, coisa que, nos dias de hoje, é cada vez mais normal acontecer várias vezes ao longo da vida. Desde como preparar um bom C. V., como preparar entrevistas de emprego, até à importância dos hobbies e projetos pessoais, há aqui um monte de informação útil. Apesar de, na minha opinião, o livro estar mais alinhado com as profissões mais criativas, o que é apenas uma consequência natural da área da própria Catarina (por exemplo, numa área mais técnica/científica ninguém quer saber do design do vosso CV, se tiverem um bom percurso académico e profissional podem ser chamados para uma entrevista, mesmo que ainda usem o modelo do Europass), o livro parece-me extremamente útil para qualquer jovem de qualquer área. Quem me dera ter tido um guia destes quando terminei o meu curso.

4.5-estrelas

 

Sum, de David Eagleman

sum

[Goodreads] [Amazon] [BookDepository]

Mais um livro brilhante para acabar bem o mês. Este livro é composto por 40 textos que descrevem 40 versões diferentes da vida depois da morte (ou do “Paraíso”). 40 conceitos totalmente diferente para a mesma coisa, sendo a maior parte delas brilhantes, surpreendentes ou até mesmo engraçadas. Estão a ver aquela pergunta típica que por vezes surge em ambientes de entrevista de emprego para testar a criatividade, do género “Diga 40 coisas diferentes que poderia fazer com este clip”? Foi isso que mais me impressionou neste livro. O autor deve simplesmente ter acordado um dia e pensado “ora bem, acho que vou pensar em 40 versões diferentes do paraíso.” Eu ia ficando cada vez mais impressionada com as histórias que se seguiam e cheguei mesmo a sentir alguma inveja da criatividade do autor. Tudo bem que não sabemos quanto tempo ele demorou a pensar em todas estas versões, podem até ter sido 20 anos, mas ainda assim, se não acharem um exercício notável de criatividade, pelo menos um de persistência não deixa de ser.

5-estrelas

 

Agora penso que vai ser difícil bater este mês de Julho em termos de leituras.

 

No entanto, os livros que pretendo ler em Agosto são os seguintes:

  • Pivot de Jenny Blake
  • The Gifts of Imperfection de Brené Brown
  • Highly Illogical Behaviour de John Corey Whaley
  • Everything Everything de Nicola Yoon

(este mês estou a apostar em quatro porque vou ter uma semana de férias)

(lista sujeita a alterações de última hora)

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Kéké
    August 10, 2017 at 10:53 am

    Gostei muito do novo visual do blog e também já estou quase a terminar o da Cat. Estou a ler Big Magic, terminei o Girlboss e o Liberta-te de Pensamentos Tóxicos e tenho também o Still Writing para começar ❤ beijinho

    http://www.keke.pt

    • Reply
      Filipa M.
      August 10, 2017 at 11:16 pm

      Obrigada, Raquel! E que grandes livros que andas a ler =) Também quero muito ler o Big Magic!

  • Reply
    Marta Moura
    August 16, 2017 at 10:23 am

    Fiquei curiosa com o Dark Matter!

    • Reply
      Filipa M.
      August 16, 2017 at 10:25 am

      E com razão, é tão tão bom! Devias ler 😉

Leave a Reply

%d bloggers like this: