#77/100 – Ainda sobre ser saudável (e uma perguntinha aos leitores)

#100palavraspordia

 

Acrescentar que sim, há regras básicas que devem ser cumpridas. A questão que quis enfatizar com o post desta manhã é que há estados mentais em que se torna fácil, quase natural, cumprir essas regras.

 

Mas infelizmente, aquilo que tenho notado é que a maioria das pessoas está totalmente enganada em relação a que regras são essas, e isso também é parte do problema. Por exemplo (apenas um entre vários), poucas pessoas prestam atenção ao equilíbrio hormonal, quando ele é uma das peças fundamentais para a perda de peso. Outro exemplo a que poucas pessoas dão atenção: não há regras universais, cada caso é um caso e aquilo que funciona contigo pode, pelos mais variados motivos, não funcionar comigo.

 

Também eu andei muito tempo baralhada em relação a quais os básicos que devem ser cumpridos em termos de alimentação, treino, recuperação e mente. Precisamente por andar a lutar há todos estes anos contra o excesso de peso, tenho consumido uma quantidade astronómica de informação, que acredito que tem vindo a ser refinada com o passar do tempo. Procuro, sobretudo, informação baseada em estudos científicos e que se possa traduzir em conceitos fisiológicos.

 

Gostava muito de ter mais tempo para poder escrever alguns artigos aqui no blog sobre conceitos básicos de saúde e bem-estar. Porque acredito profundamente que uma parte vital da incorporação destes princípios no nosso dia-a-dia passa por compreender, nem que seja de forma básica, os fenómenos químicos e biológicos que se dão no nosso organismo quando procedemos de determinadas formas, gostava muito de popular esses artigos com alguma da ciência que está por trás deles. E é precisamente por isso que me falta tempo: o que tenho em mente são artigos que vão dar trabalho (e que, ao mesmo tempo, me vão dar imenso prazer a escrever).

 

Não quero investir tempo nisto se acharem que não vale a pena ou que não vos vai acrescentar qualquer valor. Por isso faço-vos a pergunta aqui em baixo, porque gostava mesmo de saber se teriam interesse neste tipo de artigos. Digam-me de vossa justiça e uma vez que tinha mesmo intenção de escrever este tipo de conteúdo, se o acharem útil posso tentar antecipar.

 

 

 

(Podem ver aqui como este desafio começou)

Leave a Reply