Escrita Leitura e Escrita

Ser Escritor – Um grupo de escritores, para escritores

Nunca falei disto aqui no blog, mas hoje pretendo divulgar um grupo que criei há algum tempo no Facebook. Um grupo de escritores, para escritores.

 

ser-escritor

 

O grupo chama-se Ser Escritor e é um grupo para escritores de ficção e de não-ficção. Não é um grupo para bloggers pois já existem vários para esse tipo de escrita/plataforma. O que se pretende neste grupo é juntar escritores que já tenham ou que pretendam um dia vir a publicar um livro, tanto de forma independente como da forma tradicional, através de uma editora. O objetivo é trocar ideias sobre escrita, narrativa, construção de enredos e personagens, edição e revisão, contacto com editores e editoras, publicação, promoção e marketing, construção de uma comunidade de leitores, entre outros.

 

Para além da troca de ideias e esclarecimento de dúvidas, pretende-se também incentivar a colaboração entre escritores. Isto pode acontecer de variadas formas, como por exemplo:

 

  • Encontrar critique partners – todos os escritores conhecem a importância dos leitores-beta, mas há diferenças entre um leitor-beta e ter um outro escritor a apreciar o nosso manuscrito. O conhecimento que outro escritor tem sobre variados tópicos como estrutura narrativa, arcos de personagens, “show, don’t tell”, diálogo e descrição, construção de mundos de fantasia, edição e revisão, entre muitos outros tópicos, pode ser extremamente valioso para nos ajudar a melhorar a nossa obra.

 

  • Formação de grupos de escritores – o grupo de escritores mais famoso de que já ouvi falar incluia Ernest Hemingway, James Joyce, Ezra Pound, Gertrude Stein e F. Scott Fitzgerald. Quando, no mês passado li o Bird by Bird, também notei um foco muito grande da autora sobre os grupos de escritores, demonstrando que os considera fundamentais para o sucesso dos escritores. Estes grupos costumam encontrar-se regularmente para discutirem os seus trabalhos, trocarem ideias uns com os outros ou mesmo trocarem contactos úteis à fase em que cada um se encontra. Dão apoio mútuo mas chamam também a atenção quando vêem que há um problema na nossa obra que nós próprios não conseguimos ver, muitas vezes por estarmos demasiado próximos e emocionalmente ligados ao nosso próprio projeto. Se houver neste grupo do Facebook escritores da mesma zona do país, podem combinar formar um destes grupos e encontrar-se para falar da vossa escrita.

 

  • Formação de parcerias – livros escritos a quatro mãos ou coleções de contos publicadas de forma independente são apenas duas das várias opções de colaboração entre diferentes escritores. Havendo pessoas com os mesmos interesses, podem ser trabalhos muito gratificantes.

 

  • Promoção cruzada – se lermos as obras uns dos outros e até gostarmos do que lemos, porque não dar uma ajudinha ao colega e falar do seu livro na nossa página do Facebook, blog ou Instagram? Quebremos a ideia de que se os leitores lerem o livro dele já não vão ler o meu e ajudemo-nos uns aos outros.

 

  • Troca de talentos – eu tenho jeito para proofreading e tu adoras formatar e-books? Porque não ajudarmo-nos também nesse tipo de tarefas?

 

  • Inspiração – porque o sucesso dos outros pode ser sempre fonte de inspiração, este grupo serve também para partilharmos os nossos sucessos uns com os outros e tentarmos que o sucesso dos nossos colegas sirva de incentivo para nós próprios trabalharmos mais e melhor na nossa escrita.

 

  • Simplesmente para não nos sentirmos sozinhos – quem escreve passa horas sozinho, sentado com um computador à frente, perdido no meio de personagens fictícias e por vezes até em mundos que não existem na realidade. Para além disso, não me parece que haja tantos escritores quanto isso, e por isso as pessoas que nos rodeiam no dia a dia muitas vezes não compreendem (por muito que queiram) algumas das coisas e das dificuldades pelas quais passamos. Saber que há outras pessoas a passar pelo mesmo pode ser, só por si, uma grande ajuda.

 

ser-escritor

(créditos da imagem: freestocks.org)

 

Estou certa que há mais coisas que este grupo pode proporcionar aos seus membros. Se algum de vocês conseguir ver valor nesta iniciativa, gostava muito que se juntassem a nós. Podem encontrar-nos aqui.

 

Resta dizer que o grupo arrancou em slow motion mas que já somos mais do que 40 e que já há projetos interessantes a nascerem entre nós (nomeadamente um sobre o qual vou dar aqui mais novidades durante as próximas semanas).

 

Participo em vários grupos deste género no Facebook, mas todos em Inglês e penso que formar uma comunidade específica de escritores de Portugal pode ser uma boa forma de nos ajudarmos uns aos outros e partilharmos conhecimentos relacionados com o mundo editorial português, que terá as suas particularidades em relação ao que se vê lá fora.

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Vânia Duarte
    July 26, 2017 at 2:32 pm

    Filipa isto é super interessante, que óptima iniciativa a tua. Acho sempre muito produtivo troca de experiências e ideias e acho que é com entre ajuda que normalmente nascem as melhores ideias 🙂 adorei mesmo <3

    • Reply
      Filipa M.
      July 26, 2017 at 3:02 pm

      Obrigada Vânia! Ainda bem que gostaste da ideia 🙂 Daqui a mais umas semanas já vai haver novidades sobre um projeto nascido no meio deste grupo, além de uns encontros que já se andam a marcar. Só coisas boas! ❤

  • Reply
    Beatriz Sertório
    July 27, 2017 at 1:29 pm

    Olá! Primeiro que tudo, queria dizer que, embora já tenha um blog há um tempo, andei completamente afastada da “blogosfera” por nunca ter encontrado outros blogs com que me identificasse e, agora que me tenho dedicado mais a ele, fiquei super contente por encontrar o teu, que estou a gostar imenso de ler! Em relação ao grupo, adorei a ideia e acho que é capaz de ser exactamente o que eu preciso. Há uns meses, comecei a escrever rascunhos para um livro e acho que, pela primeira vez, tenho o suficiente para avançar com a história mas a insegurança que vem do facto de ser a primeira vez que me “lanço” a um projecto destas dimensões pode ser um grande bloqueio para a escrita! Acho que um grupo deste género poderia ser uma grande ajuda! 🙂

    Beatriz Sertório
    Blog “Livros Invisíveis”
    livros-invisiveis.blogspot.pt/

    • Reply
      Filipa M.
      July 27, 2017 at 1:37 pm

      Olá Beatriz. Muito obrigada pelas tuas palavras, vou já espreitar o teu blog. Por favor, junta-te ao grupo! Vais ver que te vai fazer bem 🙂 Há muitos de nós em situações parecidas com a tua, eu própria quando comecei a escrever tive muitos sentimentos de incerteza e de dúvida sobre as minhas capacidades para o fazer. Vais perceber que a melhor forma de enfrentar essas dúvidas é simplesmente continuar a escrever. No grupo até já estamos a combinar encontros de escrita e eu estou a magicar mais umas atividades interessantes, por isso anda daí! Um beijinho e boas escritas 😉

Leave a Reply

%d bloggers like this: