Eu e as minhas histórias Objetivos

Revisão de 2017 – 12 lições que aprendi no último ano

Revisão 2017

 

Quem já costuma passar por aqui sabe que eu faço revisões trimestrais de objetivos. Desta vez não será diferente, mas é claro que vou aproveitar o final do ano para fazer uma revisão mais completa de 2017.

 

A minha palavra para 2017 foi Mudança e é mesmo impressionante como a minha vida mudou no último ano – até eu fiquei surpreendida. Sempre fui pessoa para lidar muito bem com a mudança e este ano provou isso mesmo. E estou tão entusiasmada com este novo ano e com tudo o que quero fazer! Mas disso falaremos daqui a mais uns dias.

 

Por agora, vamos à revisão de 2017. Mas vamos tornar as coisas mais interessantes e, ao longo desta revisão, vou-vos contando sobre as 12 lições que aprendi ao longo do último ano. Porque se a minha revisão puder ser útil para quem me lê, tanto melhor!

 

Momentos mais importantes de 2017

 

5 momentos

Viagem à Ásia

Em janeiro (e início de fevereiro), passámos 3 semanas maravilhosas entre o Cambodja e o Vietname (podem ver tudo aqui no blog) e apesar desta viagem até não estar muito alta na minha lista de prioridades, foi fantástico conhecer os dois países e viver estas culturas tão diferentes da nossa.

 

Lição nº1 – O contacto com outras culturas só nos faz bem e percebi que se pode ser feliz de muitas formas diferentes.

 

4 dias sozinha em Nova Iorque

Logo no início de março, fiz uma viagem de trabalho aos Estados Unidos, e aproveitei para dar um salto até Nova Iorque. Tirei dois dias de férias e com o fim de semana, passei 4 dias absolutamente fabulosos a passear sozinha pela cidade. Foi a minha terceira vez nesta cidade que adoro (digo sempre que se pudesse ia lá todos os anos!), e a maior parte do tempo foi passado a deambular pelas ruas e a visitar coffee shops. Ainda consegui ver um musical fantástico (“The Book of Mormon”) e escrever parte do meu primeiro livro na New York Public Library!

 

Lição nº2 – Tempo passado sozinho é muito útil para ganhar clareza sobre quem realmente somos e o que realmente queremos. E viajar sozinha é muito muito bom!

 

Retiro de mindfulness às nove

Ainda em fevereiro, tinha feito um workshop com a Sofia Castro Fernandes, do às 9 no meu blog, e gostei tanto que no final de março fiz com ela um retiro de mindfulness de dois dias. A Sofia é verdadeiramente fantástica e consegue criar um ambiente de abertura que não deixa alternativa a não ser termos breakthroughs maravilhosos sobre nós próprios. Sinto que foi neste fim de semana que comecei a perceber que alguma coisa tinha de mudar na minha vida, e por isso ficarei eternamente grata à Sofia.

 

Lição nº3 – Ha transformações que vão acontecer independentemente de tudo o resto à nossa volta, mas há ferramentas que podem ajudar a acelerar o processo e ultrapassar esses momentos de transição – que são sempre desconfortáveis – muito mais rapidamente.

 

Regresso do R. após 7 meses de ausência

Foi no final de abril que o R. regressou a casa, após 7 meses de ausência. Não há muito mais a dizer sobre isto.

 

Lição nº4 – Quando tens o apoio da “tua pessoa”, tudo o resto está bem.

 

Viagem aos Açores

Em junho fomos os dois aos Açores para 9 dias de uma viagem muito relaxada, mesmo como gosto. Só visitámos São Miguel, ilha pela qual nos apaixonámos, mas ficámos cheios de vontade de conhecer muito mais dos Açores. Sem dúvida que havemos de voltar!

 

Lição nº5 – Às vezes não é preciso ir muito longe para descobrir lugares encantadores.

 

(engraçado como 3 de 5 são viagens, não é!?)

 

3 mudanças

Despedi-me e mudei de vida

Durante muito tempo pensei que nunca seria capaz de o fazer. Mas rapidamente passei de uma fase em que pensava muito a medo “daqui a uns anos sou capaz de tirar um ano sabático para viajar pelo mundo” para um pensamento mais na ordem de “não, o que eu quero mesmo é um estilo de vida que me permita viajar quando eu quiser”. Como sou uma pessoa que muito rapidamente executa sobre os seus sonhos, pus tudo a andar em direção a uma vida totalmente diferente. Já lá vão uns meses e não podia estar mais feliz!

 

Lição nº6 – Os sonhos são para serem perseguidos, não são para arrumar numa gaveta, por muito impossíveis que possam parecer em certos momentos.

 

Comecei a trabalhar numa área totalmente diferente

Nunca pensei que iria começar tão rapidamente a trabalhar numa área totalmente diferente, mas a verdade é que sempre fui uma pessoa que aprende rápido e que todas as horas de aprendizagem ao fim de semana e à noite durante meses a fio me valeram de muito.

 

Lição nº7Hard work pays off!

 

Integrei-me numa equipa fantástica e inspiradora

Pessoas fortes, talentosas, inspiradoras e mente-aberta. É um verdadeiro prazer e uma enorme sorte fazer parte de uma equipa assim. E em 2018 vamos ver coisas maravilhosas a saírem daqui, tenho a certeza!

 

Lição nº8 – As pessoas certas parecem aparecer constantemente nos momentos certos. Há que confiar.

 

3 constantes

Escrevi muito

Livros, blog, journaling, ideias, notas… Basicamente, 2017 foi passado a escrever, e 2018 vai ser igual (assim como todos os anos que se seguirem).

 

Lição nº9 – Fazer mais daquilo que nos faz bem, todos os dias, é imperativo.

 

Percebi o que realmente quero fazer com a minha vida

… pelo menos num futuro próximo, já que após as mudanças do último ano, nunca mais vou dizer que uma qualquer decisão é para sempre. Não sei se é, mas pelo menos, neste momento, sei exatamente onde e como quero investir o meu tempo. E essa clareza é muito boa.

 

Lição nº10 – Há coisas que só consegues perceber se i) olhares bem para dentro de ti, e ii) deres tempo ao tempo.

 

 

Percebi que sou capaz de muito mais do que imaginava

Não há muito mais a dizer sobre isto. Antes de 2017, não sabia que era capaz de tanto. Hoje sei e é quanto basta. Auto-confiança foi a chave para muitas das decisões que tomei ao longo deste ano, e o mais bonito é que quanto mais provamos a nós próprios que somos capazes, mais essa auto-confiança cresce.

 

Lição nº11 – Somos todos capazes de muito mais do que imaginamos à partida.

 

 

Objetivos anuais

 

Vamos então à revisão dos objetivos que tinha para o ano de 2017.

 

Objetivo nº1 – Acabar o primeiro rascunho do meu primeiro manuscrito

Feito! Terminado em Março de 2017!

 

Objetivo nº 2 – Fazer uma ronda de revisão ao meu primeiro manuscrito

Não aconteceu. Será um dos objetivos para o próximo ano!

 

Objetivo nº 3 – Estruturar o enredo do meu 2º manuscrito e o índice do meu primeiro livro de não-ficção

Este está feito!

 

Objetivo nº 4 – Escrever todo o primeiro rascunho do meu segundo manuscrito

Vou ser sincera: este ainda não está feito. Deverá ficar concluído algures durante as próximas duas semanas, mas já estamos em 2018, por isso falhei este objetivo.

 

Objetivo nº 5 – Lançar um produto digital

Este também ficou feito! Partilhei o meu ebook convosco uns dias antes do Natal, mas ainda podem descarregá-lo aqui.

 

Consegui 3 de 5, o que não está nada mau, aliás, até me deixa bastante contente. Mas a grande conclusão é que continuo a preferir a minha estratégia de definir objetivos por trimestre. Um ano é muito tempo, tanta coisa pode mudar, e nem sempre é fácil perceber aquilo que efetivamente conseguiremos fazer.

 

Lição nº12 – É muito mais fácil e exequível estabelecer objetivos para períodos mais curtos de tempo, como um trimestre, do que para um ano inteiro.

 

Na próxima semana farei a revisão dos objetivos do último trimestre de 2017 e vou contar-vos quais os meus objetivos para este inverno e partilhar a palavra que escolhi para o meu 2018.

 

E para vocês, quais foram os melhores momentos de 2017? Aprenderam alguma lição importante ao longo do ano? Gostava muito que partilhassem comigo nos comentários!

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    atiopatinhas
    January 3, 2018 at 10:17 am

    Adorei, muito bom post. Ha coisas ai que me revi totalmente e ainda vou conseguir fazer o mesmo!

    Parabens 😊

    • Reply
      Filipa Maia
      January 5, 2018 at 11:33 am

      Força! É mesmo bom irmos atrás dos nossos sonhos 😉 Obrigada e beijinho*

Leave a Reply

%d bloggers like this: