Lifestyle Lifestyle e Viagens

Pós-graduação em Marketing Digital (Lisboa)

Pois é, também eu decidi fazer uma pós-graduação em Marketing Digital. É verdade que está na moda, há montanhas de pessoas a fazê-las, mas a realidade é que só em Lisboa existem 11 pós-graduações ou cursos profissionais em Marketing Digital (ou com outro nome equivalente). O que não só quer dizer que esta é uma área emergente mas também que há muito interesse da parte de quem procura uma pós-graduação (e esperemos que também haja procura de pós-graduados).

 

marketing-digital

(créditos da imagem: Carlos Muza)

 

Eu sou aquela pessoa que sempre disse que queria estudar a vida toda. Na verdade, o que quero é aprender a vida toda e a vida não me tem deixado ficar mal. Estudei até aos 28 anos, quando terminei o doutoramento, depois iniciei um trabalho onde continuo a aprender muito todos os dias, e ainda por cima comecei a escrever, estando constantemente a aprender muito nessa área, para além do meu interesse crescente em tópicos de desenvolvimento pessoal e saúde, nos quais tenho aprendido muito (para já apenas como autodidata).

 

Decidi que queria fazer uma pós-graduação num tema completamente diferente do meu trabalho. É verdade que gosto muito do meu trabalho mas também posso dizer que ele é muito cansativo e enche-me a cabeça, por vezes com demasiada informação. Por isso quero uma coisa para quebrar a rotina intelectual, para me levar ainda mais para fora das ciências e para me abrir a porta a outros mundos.

 

Quando comecei a pesquisar, percebi que há três pós-graduações que gostava mesmo de fazer, mas depois de pensar algum tempo no assunto, decidi começar pela de Marketing Digital (as outras duas hão-de seguir-se a esta, eventualmente). Porque gosto muito do mundo digital, algo que já tinha percebido mas que tenho de admitir que ficou ainda mais exacerbado desde que comecei este blog. Gosto mesmo disto e quero investir nesta nova paixão. Todo o mundo digital, desde o Marketing, redes sociais, escrita de conteúdos, e até o aspeto gráfico e visual (até já comecei uns cursos online de web design e design gráfico) me fascinam imenso e por isso quero aprender mais!

 

Agora, se algum dia vou mudar de área e fazer desta a minha atividade principal? Não sei. Mesmo! Neste momento, não é essa a intenção. Quero apenas aprender. Mas também é uma hipótese que não excluo. Pode ser que perceba que gosto ainda mais disto do que pensava e queira mudar de carreira, quem sabe? Se costumam ler este blog, sabem que sou apologista de qualquer tipo de mudança, desde que ela nos faça mais felizes, por isso essa será sempre uma possibilidade. Não é algo que me preocupe neste momento.

 

Agora vem aquela que será, pelo menos para alguns, a parte mais interessante deste post.

 

Depois de tomar a decisão veio então a parte mais difícil da equação. Como escrevi em cima, existem em Lisboa 11 pós-graduações e cursos profissionais em Marketing Digital (ou semelhante) (acho que consegui descobrir todos)! É muita coisa. Como é que uma pessoa escolhe no meio disto tudo? Ainda por cima, uma pessoa como eu, com zero experiência no assunto.

 

Claro que fui fazer a única coisa que me pareceu lógica e reuni toda a informação que consegui encontrar sobre todos os cursos. Sim, sobre todos os 11 cursos existentes em Lisboa. E é essa compilação que quero partilhar convosco, porque com 11 cursos imagino que brevemente, quando todos eles arrancarem, haverá cerca de 150 (ou mais) novos alunos de Marketing Digital na cidade de Lisboa, e se calhar muitos deles andam à procura da mesma informação. Por isso aqui fica, uma tabelinha todo bonita com a informação que considerei mais relevante. Não precisam de agradecer!

 

InstituiçãoCursoPropina (ECTSs)Carga horáriaHorárioDuraçãoData limite 
ISCSP/IEPGComunicação Estratégica Digital2100 (60)300 (180 + 120 de tutoria)6ª, das 18h às 21h + Sábados, das 10h às 13hano letivo43008Link
IPAMMarketing Digital39411564ª das 19h às 23h e alguns Sábados das 9h às 13h9 meses-Link
ISEGMarketing Digital4140 (38)158dois dias por semana em horário pós-laboral7 mesesEarly bird (-10%) até 31 de JulhoLink
INDEG/ISCTEMarketing com especialização em Marketing Digital4390 (42)-2ª e 4ª das 18h30 - 22h30 6 meses(-600€) até 7 de setembroLink
UNLDigital Marketing and Analytics4160 (60)-(a partir das 18h30), 2 a 3 vezes por semanaano letivo11 de MaioLink
LusófunaMarketing Digital1730 (24)1325ª e 6ª feiras entre as 18h30 e as 22h305 meses-Link
CatólicaGestão em Marketing Digital320055.55ª e 6ª feiras entre as 18h e as 21h302 meses-Link
FLAGAcademia de Marketing Digital38004172ª e 4ª, das 19h às 22h + Sábados, das 10h às 17h11 meses-Link
EDITDigital Marketing and Strategy2040216Sábado 9h-18h (alguns domingos 9h-18h); ou 3ª, 4ª e algumas 5ª das 19h às23h5 meses-Link
ETICMarketing Digital & Social Media3507.492702ª, 4ª e 6ª, das 19h às 23hano letivo-Link
RestartComunicação e Marketing Digital3318348--sem data previstaLink

 

Agora, a escolha vai depender de cada um e daquilo que o aluno considera mais importante. Todos os aspetos podem ser uma vantagem para alguns e, ao mesmo tempo, uma desvantagem para outros.

 

Por exemplo, a duração do curso. Pode haver quem queira despachar a coisa o mais rapidamente possível e os de duração curta são mais atrativos. Por outro lado, de certeza que há pessoas que preferem levar a coisa com calma, mesmo que demore mais tempo, e nesse caso os cursos mais longos mas com menos horas semanais de contacto serão mais benéficos. Da mesma forma, quem preferir deixar os fins de semana para descansar pode preferir cursos com aulas à semana, assim como quem achar que não aguenta ter muitas aulas à noite pode preferir os cursos com aulas aos fins de semana. Até a variável das propinas pode ter várias interpretações, pois propinas mais altas são para alguns sinónimo de uma mais elevada qualidade do curso, enquanto que outros nunca poderiam suportar alguns dos valores que surgem aqui. Por isso, penso que há preferências para todas as direções, e não há dúvida que há também cursos para todos os gostos. É uma questão de fazerem a vossa avaliação.

 

E depois há, claro, os planos de estudos que também são muito importantes. Essa informação é mais difícil de compilar numa tabela mas não devem deixar de lhe prestar muita atenção (por isso deixei os links de cada curso na tabela). Eu, por exemplo, eliminei uma das opções que tinha todas as condições ideais para mim porque não achei o plano curricular muito interessante. Afinal, a ideia é aprender, por isso esta acaba por ser a parte mais importante.

 

Quanto a mim, ainda não me decidi totalmente, mas está quase. Estou um bocadinho indecisa entre dois, mas quase quase a decidir-me (até porque algumas datas de inscrição estão bem próximas e outras nem sequer consegui perceber quando terminam).

 

Algo que também seria muito interessante era se houvesse alguém aí desse lado que fosse (ou já tivesse sido) aluno de um destes cursos e pudesse dar a sua opinião. Ficava (eu e quem estiver a fazer o mesmo tipo de escolha) muito agradecida.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply

    %d bloggers like this: