Escrita Leitura e Escrita Lifestyle Lifestyle e Viagens

Objetivos 2017: Revisão dos objetivos de Verão & objetivos para o Outono

objetivos de outono

 

Chegou, mais uma vez, a altura de rever os objetivos do trimestre passado e definir os novos objetivos para o outono ou o último trimestre do ano, ou seja: será o tudo ou nada para alcançar o objetivos anuais!

 

Para quem não sabe, criei o hábito, no início deste ano, de estabelecer objetivos por trimestre (para além dos objetivos anuais) e ir fazendo um ponto da situação ao longo do ano. É uma forma de manter o foco durante todo o ano em vez de pensar em alguns objetivos no início de janeiro para depois apenas voltar a olhar para eles na última semana de dezembro. Tem-me sido muito útil e convido-vos a fazerem o mesmo – e não precisam de esperar por 2018 para o fazer, podem mesmo começar já.

 

Vamos então rever o que se passou por aqui no trimestre passado. Para quem não se lembra, tinha 9 objetivos para o trimestre de verão, por isso precisava de cumprir 5 para ter um desempenho considerado aceitável (mais de 50%), ou 7 para um desempenho bom (mais de 75%).

 

Revisão dos objetivos de Verão 2017

Objetivo nº1 – Acabar o primeiro rascunho do segundo livro

Começamos mal e tenho de confessar que não cumpri este objetivo. Infelizmente, nem sequer fiz grandes progressos. Tem sido mesmo muito difícil conseguir ter tempo para tudo, e isso tem-se notado aqui no blog, com menos posts por semana (incluindo uma semana, a única em um ano de blog, sem um único post!), e também na minha escrita de ficção. Algo que está prestes a mudar, graças à entrada no meu maravilhoso ano sabático!

 

Objetivo nº2 – Terminar o re-design do blog

Este foi feito, terminado em agosto, e estou totalmente satisfeita – pelo menos por enquanto – com o novo visual do blog.

 

Objetivo nº3 – Ler 8 livros

Também não foi cumprido e, infelizmente, apenas consegui ler 6 livros no trimestre passado, estando a ficar incrivelmente atrasada relativamente ao meu desafio anual no Goodreads…

 

Objetivo nº4 – Estruturar o índice do meu primeiro livro de não-ficção e começar a trabalhar numa proposta para apresentar a possíveis editoras

Este foi feito porque, sinceramente, também não era preciso muito, era um objetivo muito fácil. O índice – ou pelo menos uma tentativa inicial – está pronto e já com algumas notas sobre o que quero incluir em cada parte.

 

Objetivo nº5 – Continuar a ir ao ginásio regularmente

Mais um objetivo que falhou, já que não tenho sido nada regular. Continuo a fazer, regularmente, as minhas caminhadas, mas ir ao ginásio, nem tanto.

 

Objetivo nº 6 – Continuar a fazer progressos no projeto SD

Mais um que falhou. Basicamente, este projeto esteve on hold durante o trimestre passado. Algo que pretendo mudar no próximo!

 

Objetivo nº7 – Continuação do objetivo secreto do trimestre passado

Agora já posso revelar que este objetivo era exatamente o ano sabático. Quando este objetivo surgiu pela primeira vez, para o trimestre de primavera, ainda pensava nele a muito longo prazo. Não o via a acontecer nos próximos dois anos pois achei que ia precisar de uma muito maior preparação. Mas entretanto, logo no início de verão, apercebi-me que já tinha tudo o que precisava para o fazer e ele acabou por progrediu muito mais rapidamente do que inicialmente esperado. A minha vontade de o fazer tornou-se incontrolável e o resto já vocês sabem! Por isso, objetivo cumprido!

 

Objetivo nº8 – Lançar um novo projeto

Este projeto tem a ver com a página de serviços aqui no blog, que foi lançada em agosto, por isso, está cumprido.

 

Objetivo nº9 – Iniciar uma nova rubrica aqui no blog

Podem ainda não saber mas terão a oportunidade de reparar que “O meu ano sabático” se tornará um rubrica nova aqui no blog. Confesso que quando estabeleci este objetivo, não era esta a rubrica que tinha em mente, mas como não especifiquei, esta nova rubrica também pode contar, por isso, objetivo cumprido!

 

Fazendo as contas, consegui cumprir 5 dos 9 objetivos, tendo um desempenho aceitável, tal como no trimestre anterior. Não foi nada de extraordinário e falhei alguns objetivos importantes, mas a verdade é que os últimos meses foram de muitas emoções, decisões importantes foram tomadas e muitos medos foram enfrentados. Logicamente, tudo isso retira energia para continuar a trabalhar e a escrever depois de chegar a casa do trabalho e momentos de pausa foram muito necessários.

 

No entanto, posso afirmar que, neste momento, o objetivo nº7 desta lista, o do ano sabático, vale muito mais do que todos os outros, por isso estou muito feliz com o que o verão deste ano me trouxe.

 

E para o próximo trimestre, aviso já que vou ser bastante ambiciosa, ou não fosse ele o último de 2017. Os objetivos serão os seguintes:

 

Objetivos de Outono 2017

Objetivo º1 – Acabar o primeiro rascunho do segundo livro

Logicamente, enquanto não cumprir este objetivo ele terá de continuar a surgir aqui. Mas garanto que esta será a última vez que isso acontece!

 

Objetivo nº 2 – Ler 8 livros

Continuo a ser ambiciosa, mas também é verdade que vou ter mais tempo livre nos próximos meses, por isso vou tentar. Mesmo assim, estes 8 não me vão permitir cumprir o desafio deste ano do Goodreads…

 

Objetivo nº3 – Terminar novo website

Tenho um site para lançar e ando a tratar disso! Quero que fique pronto até ao final do ano, para o lançar em janeiro.

 

Objetivo nº 4 – Fazer a primeira ronda de revisões do meu primeiro livro

O livro que terminei em março voltará a sair da gaveta para ser revisto pela primeira vez. Já tenho uns post-its com notas de coisas que me fui lembrando e que tenho de incluir ou alterar, por isso não deverá ser difícil.

 

Objetivo nº 5 – Lançar um ebook no blog

Quero oferecer-vos um pequeno ebook, como também já tinha dito da última vez, sobre um tema que me faz vibrar e sorrir, e conto que isso aconteça já nos próximos meses.

 

Objetivo nº 6 – Elaborar proposta para o livro de não-ficção

Agora que já tenho o índice, chegou a altura de começar a trabalhar numa proposta para apresentar a possíveis editoras. Isto é algo que tipicamente se faz com livros de não-ficção, ao contrário dos livros de ficção, que se costumam apresentar às editoras com um manuscrito já concluído.

 

Objetivo nº 7 – Publicar 3 posts por semana no blog

A começar já na proxima semana. Foi esse o calendário que inicialmente me propus e ultimamente não tenho tido tempo para o cumprir. Não me faltam ideias para posts, por isso o problema não é esse. Quero voltar a um ritmo mais consistente por aqui.

 

Objetivo nº8 – Voltar a ir ao ginásio regularmente

Isto tem mesmo de ser!

 

Objetivo nº9 – Continuar a fazer progressos no projeto SD

Voltar à carga com este projeto secreto!

 

Acredito que o último trimestre vai correr bem e que, pela primeira vez, vou ter um desempenho bom, com mais de 75% dos objetivos cumpridos.

 

E vocês, que objetivos ainda querem cumprir até ao final do ano? Contem-me nos comentários.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Vera Pereira
    October 14, 2017 at 3:32 pm

    Tenho a certeza de que vais conseguir cumprir os teus objetivos. Nem sempre conseguimos atingir todas as metas, mas o importante é nunca deixarmos de ser ambiciosas 🙂

    Um beijinho grande, Vera
    http://www.planyar.com

    • Reply
      Filipa Maia
      October 14, 2017 at 11:53 pm

      Obrigada, Vera! Sim, acredito que mais cedo ou mais tarde vão ser todos cumpridos. O importante é não perder o foco 😉

Leave a Reply

%d bloggers like this: