Objetivos 2017: Revisão do Trimestre de Primavera & Objetivos para o Trimestre de Verão

Pois que tenho – sub-conscientemente – andado a adiar este post porque já sei que não tenho grandes resultados de que me orgulhar. Mas é sempre preferível enfrentar a realidade e definir de uma vez os objetivos para o trimestre corrente, começar já a focar-me neles, do que continuar com este assunto pendente.

 

objetivos

(créditos da imagem: Kari Shea)

 

Vamos então à revisão dos objetivos de Primavera 2017 (Abril, Maio e Junho), que podem consultar aqui. De notar – porque nunca antes tinha esclarecido – que eu considero que tenho um desempenho aceitável se conseguir cumprir mais do que 50% dos objetivos, e considero um desempenho bom se cumprir mais do que 75%. Tinha 6 objetivos para o trimestre passado, por isso cumprir mais do que 3 objetivos era aceitável e para ter um bom desempenho tinha de cumprir pelo menos 5 objetivos.

 

Revisão dos objetivos de Primavera 2017

Objetivo nº 1: Planear os próximos dois trabalhos de ficção

Pois, não fiz isto na totalidade, planeei apenas um dos trabalhos, por isso vou contar como meio objetivo cumprido. É verdade que o plano era trabalhar as duas próximas ideias de ficção e depois escolher a que ia escrever primeiro, mas acabei por planear a primeira ideia e fiquei tão apaixonada pela história que quis começar de imediato a escrevê-la. Daí não considerar este como um objetivo totalmente falhado, penso que posso atribuir-me meio ponto.

 

Objetivo nº 2: Escrever 50% do meu segundo manuscrito

Não aconteceu. Tive simplesmente demasiadas coisas a acontecerem nos últimos dois meses e não consegui focar-me nisto de forma consistente. Por isso: objetivo falhado. Escrevi apenas cerca de 20%, ou seja, nem metade do pretendido, e que não é mau de todo mas também não é bom. Vou tentar compensar este trimestre, até porque estou a participar no Camp NaNoWriMo, mas sobre isso vou falar mais à frente.

 

Objetivo nº 3: Continuar a fazer progressos no projeto SD

Este objetivo foi atingido. Fiz bons progressos, talvez não tantos quanto gostaria, mas como este objetivo não é verdadeiramente quantificável, posso dizer que fiquei suficientemente satisfeita com os resultados para o dar como cumprido.

 

Objetivo nº 4: Ler 10 livros

Mais um que não foi cumprido. Li apenas 7 livros no trimestre passado (podem contar com o wrap up de Junho mais para o final desta semana, o de Abril e Maio está aqui). Falei aqui um bocadinho sobre os motivos pelos quais ando a ler menos livros, mas ainda assim, fico triste. E por isso vai continuar a haver um objetivo de leitura para este trimestre.

 

Objetivo nº 5: Voltar a ir ao ginásio com regularidade

Objetivo cumprido. Tenho ido quase sempre pelo menos duas vezes por semana (exceto nas férias) e é para continuar.

 

Objetivo nº 6: Objetivo secreto

Este objetivo também foi cumprido, apesar de não poder mesmo falar sobre ele. A sua concretização final está longe ainda, mas é para continuar a fazer progressos, por isso ele vai continuar a aparecer nestas listas de objetivos.

 

Resumindo, 3.5 de 6 objetivos cumpridos, pelo que pode dizer-se que tive um desempenho aceitável no trimestre de Primaveira. Menos mal.

 

objetivos

(créditos da imagem: Corinne Kutz)

 

Vamos agora aos objetivos para o Verão de 2017.

 

Objetivos de Verão 2017

Objetivo nº1 – Acabar o primeiro rascunho do segundo livro

Como já referi, estou a participar no Camp NaNoWriMo – apesar de já estar bastante atrasada – com o objetivo de escrever 25 mil palavras durante o mês de Julho. Depois ainda fico com Agosto e Setembro para terminar este rascunho, o que deve chegar bem – principalmente com uma semana de férias que ainda vou ter em Agosto.

 

Objetivo nº2 – Terminar o re-design do blog

Podem já ter começado a reparar em algumas alterações aqui no blog – categorias re-organizadas, novo header, finalmente instalei o certificado de segurança – mas as alterações visuais mais profundas ainda estão para chegar. Quero muito terminá-las em Setembro, para o início daquela que será uma nova fase deste blog.

 

Objetivo nº3 – Ler 8 livros

Não tão ambicioso como o do trimestre passado, mas um objetivo de leitura vai continuar sempre por cá. Este trimestre são apenas 8 mas até tenho a esperança de conseguir ultrapassar este número por mais um ou dois, com as férias e tal.

 

Objetivo nº4 – Estruturar o índice do meu primeiro livro de não-ficção e começar a trabalhar numa proposta para apresentar a possíveis editoras

Apesar de já ter começado a trabalhar no projeto SD, que já referi no semestre passado ser um livro de não-ficção, esse é um trabalho que prevejo vá ser muito longo e por isso não ficará terminado tão cedo. Já o projeto a que se refere este objetivo, prevejo que seja o primeiro livro de não-ficção (ou o primeiro livro mesmo) que consiga propor para publicação. Também vai dar trabalho, mas estimo um timeline bem mais curto do que o projeto SD. Pode ser que haja mais novidades em breve.

 

Objetivo nº5 – Continuar a ir ao ginásio regularmente

Claro que este é para manter, não me parece que vá ter grandes dificuldades em cumprir pelo menos duas vezes por semana, complementando com caminhadas em todos os outros dias.

 

Objetivo nº 6 – Continuar a fazer progressos no projeto SD

Já sabem que ainda não posso revelar, mas quero continuar a fazer progressos.

 

Objetivo nº7 – Continuação do objetivo secreto do trimestre passado

Este objetivo está aqui para ficar nos próximos anos, mas pode ser que brevemente possa revelar mais alguma coisa sobre ele. Avança devagarinho, mas um dia chego ao fim.

 

Objetivo nº8 – Lançar um novo projeto

Este é um projeto profissional que estou a planear lançar em Setembro, mas que precisamente por ser profissional, não terá muito ênfase aqui no blog.

 

Objetivo nº9 – Iniciar uma nova rubrica aqui no blog

Tive uma ideia para uma rubrica que acredito que possa ser do vosso interesse e que penso que me daria muito prazer a escrever. Espero lançá-la também em Setembro – que se avista como um mês com potencial para ser muito interessante!

 

Com 9 objetivos para este trimestre, preciso de ser bem sucedida em pelo menos 5 para ter um desempenho aceitável, mas idealmente em 7 para ter um desempenho que considero bom.

 

objetivos

(créditos da imagem: Oli Dale)

 

Revisão dos objetivos anuais de escrita

E como estamos a meio do ano, quero aproveitar para fazer uma revisão mais profunda aos meus objetivos de escrita para este ano, dos quais falei aqui. Parece-me o momento ideal para fazer um re-assessment, porque em 6 meses muitas coisas mudam, e convém verificar se os objetivos anuais que estabeleci em Janeiro ainda fazem sentido. De notar que nos objetivos anuais constam apenas objetivos de escrita, daí estes serem em muito menor número do que os objetivos trimestrais, que contêm outros tópicos. Vamos a isto:

 

Objetivo Nº 1 – Acabar o primeiro rascunho do meu primeiro manuscrito

Este está cumprido, por isso não há necessidade de o revisitar.

 

Objetivo Nº 2 – Fazer 4 rondas de revisão ao meu primeiro manuscrito

Como dei prioridade à escrita de uma nova história (e a coisa até atrasou), este terá de ser alterado. Uma vez que quero terminar o atual rascunho (segundo livro) até Setembro, ainda sobram 3 meses. Por isso, vou alterar este objetivo para:

Objetivo Nº 2 – Fazer uma ronda de revisão ao meu primeiro manuscrito

 

Objetivo Nº 3 – Estruturar o enredo dos meus 2º e 3º manuscritos

O 2º está estruturado e o 3º acabei por despriorizar, mas como já disse acima, no objetivo nº4 do trimestre de Verão, vou entretanto começar a trabalhar num novo livro de não ficção, por isso este objetivo anual será alterado para:

Objetivo Nº 3 – Estruturar o enredo do meu 2º manuscrito e o índice do meu primeiro livro de não-ficção

 

Objetivo Nº 4 – Escrever todo o primeiro rascunho do meu segundo manuscrito

Este é para manter, claro. Prevejo terminar em Setembro

 

Objetivo Nº 5 – Lançar o meu site de autora

Ainda não sinto necessidade de o fazer este ano, por isso este mudará para:

Objetivo Nº 5 – Lançar um produto digital

Que espero conseguir concretizar no último trimestre de 2017. Quero muito ter outro produto digital para as pessoas descarregarem quando subscrevem a minha Newsletter (quem já subscreveu irá recebê-lo também, claro), e estou a pensar num pequeno e-book (e até já tenho uma ideia para o tópico). Só preciso de tempo para trabalhar nisso.

 

Tema do ano 2017

Finalmente, queria introduzir aqui mais um tópico que pretendo incorporar na minha vida e no meu processo de definição de objetivos. É algo que tenho visto em alguns sites e blogs de desenvolvimento pessoal e que me parece bastante útil. Trata-se de definir um tema para o nosso ano. Desta forma, conseguimos mais facilmente manter o foco e um fio condutor quando estamos a definir os nossos objetivos. Apesar de já irmos a meio do ano, penso que ainda vamos a tempo de o fazer e por isso quero definir o meu tema para este ano.

 

O meu tema para 2017 só podia ser um: Mudança.

 

Este foi o primeiro ano em que o meu principal foco foi a escrita. Foi o ano em que me convenci a mim mesma de que posso ser escritora, tenho tudo o que preciso para o fazer, e a ajuda de que ainda possa precisar, posso ir buscá-la a variadas fontes externas. Nada me vai impedir. O que me estava a impedir no passado era o meu próprio mindset bem como as minhas crenças limitantes. O primeiro está para sempre modificado e as últimas continuam a apagar-se cada vez mais, a cada dia de que passa. Para além desta grande mudança, há outras que começaram a dar-se durante este ano. É por isso que este ano vai ficar para sempre marcado na minha vida como o ano da Mudança.

 

Também já sei qual vai ser o meu tema para 2018, mas esse ainda é muito cedo para revelar!

 

 

E vocês, já pensaram em adotar a estratégia dos objetivos trimestrais? E já pensaram em definir um tema para o vosso ano (ou já o tinham feito)? Se sim, partilhem comigo o vosso tema para 2017 nos comentários. Gostava muito de saber.

Leave a Reply