Motivação Motivação e Mudança

O que vais fazer com o resto do ano?

Hoje é dia 1 de setembro, o que quer dizer que faltam quatro meses para acabar o ano. Isto é um facto e não está aberto a discussão, mas há duas perspetivas diferentes que podes adotar em relação a este facto:

  • Podes pensar que 4 meses não dão para nada e deixar todas as tuas resoluções a sério para 2018
  • Podes pensar que 4 meses é imenso tempo e que ainda podes fazer muito com o resto do ano.

 

resto do ano

 

Eu prefiro adotar a segunda, e já sei em que me vou focar durante o resto do ano. E tu, em que te vais focar?

 

Tenho a certeza que há algo que queres muito fazer mas na qual não te tens focado. E hoje venho desafiar-te a mudares isso. Por isso quero que penses numa coisa que queres muito fazer e que te foques nisso durante os próximos quatro meses. Quero que comeces. Quero que cries um plano e que entres em ação.

 

Qual é o objetivo que, se conseguisses concretizar ainda este ano, te iria deixar mesmo orgulhoso? Aquele que te deixaria a pensar “ena, em 2017 consegui mesmo fazer isto.” Aquele que faz o teu coração vibrar. É nesse que te deves focar. Tens quatro meses para executar e se achas que é pouco tempo, então pensa que são 122 dias, 7320 horas, e mais de 400 mil minutos. O que podes fazer com todo este tempo?

 

Se decidires escrever 500 palavras todos os dias, terás mais de 60 mil palavras escritas no final do ano. Se decidires treinar meia hora por dia, terás passado 61 horas a treinar até ao final do ano. Se decidires ler um livro por semana, terás lido 17 novos livros antes de 2018. Se decidires estudar um tópico novo durante 5 horas por semana, chegarás ao final de dezembro com 85 horas de estudo.

 

Se o teu objetivo for demasiado grande para ser executado em 4 meses, trabalha num plano, divide-o em estágios, em objetivos mais pequenos que consigas levar para a frente ainda este ano.

 

Decide que vais fazer e depois faz.

 

Pode ser um estágio mais pequeno de um objetivo muito grande, como pode ser um objetivo já de si pequeno. Não importa, o que importa é que seja algo que queres mesmo fazer. Pode ser implementar um hábito que sabes que te ajudará a chegar a um objetivo final. Já pensaste que se implementares apenas um hábito novo por mês, chegarás a 2018 com quatro novos hábitos implementados? Já imaginaste a mudança significativa que isso pode gerar na tua vida?

 

Não procures desculpas, não te foques nos obstáculos nem te deixes paralisar pela importância ou grandeza daquilo que queres executar. Simplesmente faz. Começa.

 

Deixa-me um comentário (ou envia-me um e-mail) a dizer o que vais concretizar ainda este ano. Já sabes que tornar os teus objetivos públicos pode ser uma excelente motivação para realmente os concretizares. Por isso diz-me: o que vais fazer até ao fim do ano?

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Ana Filipa Comendinha
    September 1, 2017 at 7:21 pm

    Tal como tu, prefiro optar pela segunda opção =)

    • Reply
      Filipa M.
      September 1, 2017 at 7:26 pm

      Yay! Boa, fico mesmo contente por saber isso =)

Leave a Reply

%d bloggers like this: