Lifestyle Lifestyle e Viagens Uncategorized

O que aprendi com o BEDA2017

Chegámos ao último dia deste #BEDA2017 e hoje é dia de todas publicarmos um texto nos nossos blogs. Queremos contar-vos as coisas que aprendemos com esta colaboração e também umas com as outras, por isso não deixem de visitar os blogs das outras meninas (deixo os links no final deste post).

 

#beda2017

 

 

1 – Colaboração só traz coisas boas

E é tão fácil! Já expliquei no início como é que isto começou: a Ana lançou o apelo no seu Facebook, perguntou quem tinha interesse em participar num BEDA coletivo e acho que nem uma hora demorou a reunir o número de pessoas necessário para fazer isto acontecer. Simples assim. Posso dar outro exemplo: ainda neste BEDA anunciei aqui um novo projeto de escrita criativa que é tão novo que ainda nem tem textos no blog (vai sair o primeiro no dia 4!) e já somos 22 autores contribuidores! Hoje em dia é tão fácil colaborar, não tenham qualquer dúvida disso. Por isso se tiverem uma ideia para um projeto, uma iniciativa, um evento ou o que seja, procurem o sítio apropriado e tenho a certeza que vão encontrar pessoas interessantes para colaborarem. Sem medo! Nesta BEDA todas tentámos ir partilhando os posts umas das outras, o que só traz mais visibilidade ao trabalho das outras pessoas, sem por isso tirar valor ao nosso.

 

2 – Não precisamos de ter exatamente os mesmos interesses para podermos colaborar

Neste caso, as únicas coisas que foram precisas foram a vontade de escrever, gostar de blogs e gostar de colaborar. Nós não escrevemos todas sobre o mesmo, umas têm os blogs há anos, outras há menos tempo, umas têm milhares de seguidores, outras apenas umas centenas. E nada disso importa. Tivemos uma enorme variedade de tópicos, desde viagens e música, passando por desejos de beleza e cuidados de pele, até textos criativos, peripécias do dia-a-dia e dicas para blogs. Houve de tudo neste BEDA e isso só nos enriquece a todos.

 

3 – Não há mal nenhum em falhar

Quase todas nós falhámos. Tínhamos combinado publicar os textos todos os dias às 10h da manhã e nem sempre isso aconteceu. Hoje foi a minha vez e este texto final está a sair com umas 5 horas de atraso. E não há mal nenhum. Ninguém se zangou, todas compreendemos que imprevistos surgem quando menos esperamos (daí serem imprevistos) e que todas temos muitas coisas nas nossas vidas. A maior parte das vezes, as coisas correm bem, até porque acho que somos todas pessoas esforçadas. Mas de vez em quando, acabamos por deixar cair uma bola no meio de todo o malabarismo que temos de fazer. Sem problema. O importante é continuar.

 

4 – Os accountability partners funcionam mesmo

Falei deles aqui e é mesmo verdade. Estão a ver os tais dias em que não conseguimos publicar às 10h da manhã, como combinado? Torna-se claro que se não tivéssemos outras pessoas a dependerem de nós, muitos desses dias terminariam sem textos publicados. Sim, deixámos passar as 10h da manhã, mas todas nos esforçámos para, ainda assim, publicar um texto no dia em que nos comprometemos, mesmo tendo um milhão de outras coisas a competirem pela nossa atenção. Se não tivéssemos as restantes parceiras desta colaboração, seria muito mais fácil desistir e deixar aquele texto para outro dia. É por isso que participar em grupos de apoio ou ter pessoas que exijam de nós aquilo que com que nos comprometemos pode mesmo ajudar-nos a atingir certos objetivos que não são fáceis quando nos encontramos completamente sozinhos.

 

5 – Nunca é de mais dizer isto: o melhor da blogosfera são as pessoas

Gostei muito de participar nesta colaboração com estas meninas. Conheço duas pessoalmente, mas as outras duas não, e gostei muito de trabalhar lado a lado com todas. Felizmente, o mundo digital proporciona-nos estas coisas e é isto, acima de tudo, que me faz gostar de blogs, de redes sociais e do digital.

 

Obrigada à Ana por ter tomado a iniciativa e obrigada à Catarina, à Joana e à Sofia por se terem juntado. Espero que mais projetos deste género surjam entre nós!

 

#BEDA2017

infinito mais um || A Girl in Mint Green || Cor Sem Fim || A Sofia World

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply

    %d bloggers like this: