Leitura e Escrita Livros

Livros favoritos de 2016

2016 está quase a acabar e pelo andar da carruagem vou conseguir cumprir o meu objetivo ajustado de ler 24 livros este ano. É pouco, muito pouco, não é um número que me deixe feliz nem orgulhosa, mas simplesmente satisfeita por cumprir aquele que é para mim neste momento o mínimo indispensável: ler em média dois livros por mês. Ainda assim, foram mais 4 livros do que em 2015, o que representa um bom crescimento de 20%.

 

favoritos

 

Posso arranjar um milhar de justificações para o pouco que li este ano, a começar com as horas extra no trabalho, com o facto de ter começado a levar a escrita a sério e estar com dois grandes projetos em mãos, um livro e um blog, com o facto de ter uma casa que não se arruma sozinha e com ter de fazer viagens regulares entre Lisboa e Porto, entre muitas outras coisas. Mas nada disso pode ser justificação. Até porque recordemos o principal conselho do Stephen King para novos escritores: se querem ser bons escritores, escrevam muito e leiam muito. E eu não podia concordar mais. Quero ler mais, não só porque adoro ler, mas porque quero escrever melhor, por isso de uma forma ou de outra, vou ter de arranjar tempo para o fazer.

 

Num mundo ótimo, gostaria de ler em média um livro por semana, mas isso representa basicamente dobrar aquilo que li em 2016, o que não me parece de todo exequível. Para já, vou estabelecer um objetivo de 30 livros para 2017 e começar a pensar em algumas estratégias para ler mais. Tenho bastantes livros na calha para 2017 e daqui a uns dias podem contar com um post sobre os livros que quero mesmo ler para o ano. Mas para já, faço o balanço de 2016 em termos de leituras.

 

Não foi um ano de leituras brilhantes, tanto que não me foi muito difícil selecionar este top 5. Gostei mesmo muito destes livros e sinto que a maior parte dos outros que li ficaram bastante aquém das expectativas. Os que se seguem recomendo vivamente a quem esteja à procura de bons livros, mas podem ver abaixo a quem recomendo cada um mais especificamente.

 

5 – Ready Player One
Este é um excelente livro de um novo género em forte crescimento, o chamado LitRPG. Recomendo a quem gostar de ficção científica, de videojogos e dos anos 80.

 

4 – The Storied Life of A.J. Fikry
Este é um livro de ficção contemporânea que recomendo vivamente a quem gostar de livros. A sério, se gostarem de livros e de ler, leiam este livro.

 

3 – On Writing
Este foi o primeiro livro sobre escrita que li (apesar de entretanto já ter comprado mais 5 ou 6) e recomendo, obviamente, a qualquer pessoa que pense que gostaria de escrever algo. Qualquer pessoa que queira escrever deveria ler este livro.

 

2 – Bird Box
Recomendo este livro a quem gostar de terror e de suspense e não se deixe impressionar facilmente nem tenha tendência a ter insónias.

 

1 – Amy and Roger’s Epic Detour
É muito fácil de recomendar este livro: a qualquer um que goste de Young Adult contemporâneo e a quem gostar de roadtrips.

 

E vocês, quais foram os melhores livros que leram em 2016? Estou sempre à procura de novas recomendações.

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply

    %d bloggers like this: