#100palavraspordia

#92/100 – As grandes mudanças

#100palavraspordia

 

Percebi, nos últimos tempos, que as mudanças mais significativas acontecem de forma muito gradual. Ninguém sofre uma mudança de 180 º de um momento para o outro. Ninguém se torna numa pessoa diferente do dia para a noite. Ninguém acorda e, de repente, decide mudar de vida. Pode haver exceções em casos de acontecimentos traumáticos, mas para a maioria de nós, e felizmente, não é isso que acontece.

 

As mudanças que realmente moldam a pessoa que somos dão-se passo a passo. Começa com uma simples inclinação para algo que ainda não faz parte da nossa realidade, e daí vai progredindo muito lentamente para algo de realmente diferente. Quando damos conta, já tanto mudou que já quase não somos capazes de reconhecer o ponto de partida. Quase não nos reconhecemos.

Conseguimos olhar para trás e perceber quais foram os pontos de viragem mais importantes. Somos capazes de reconstituir o caminho que fomos percorrendo sem sequer termos bem consciência. Mas a casa da partida já está tão longe que é praticamente impossível voltar para trás.

 

É um processo maravilhoso.

 

Já agora, acredito que é por causa disto mesmo que as dietas radicais não funcionam. Ninguém é capaz de comer todas as porcarias que vê à frente num dia, e no dia seguinte ter uma alimentação “perfeita” e super restrita. Simplesmente não é realista. Muito mais sensato é ir implementando hábitos cada vez mais saudáveis, alterações pequenas mas que nos levem na direção de um estilo de vida melhor e mais equilibrado. Pensem nisso da próxima vez que estiverem a pensar em iniciar uma dieta.

 

 

(Podem ver aqui como este desafio começou)

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply

    %d bloggers like this: