Lifestyle Lifestyle e Viagens

ACMA | Aprender nos tempos livres: Podcasts

Hoje venho estrear a minha participação no projeto ACMA – A Cultura Mora Aqui.

 

acma

Este é um projeto de colaboração de bloggers e youtubers (se quiserem também podem participar, vejam como o podem fazer no final deste post) que gostam que a bloggosfera (e também o Youtube) seja mais do que apenas moda e beleza, e querem, por isso mesmo, encher os nossos blogs de temas como cinema, séries, músicas, livros, decoração, tecnologia, entre muitas outras coisas interessantes. Se quiserem ler mais um pouco sobre este projeto podem consultar este post escrito pela Joana do Cor Sem Fim, e podem também consultar aqui os outros participantes neste projeto.

 

O tema do ACMA para os meses de Março e Abril é hobbies/passatempos e eu venho falar-vos de um dos meus hobbies de eleição: podcasts.

 

podcast

(créditos da imagem: Anubhav Saxena)

 

Sou uma pessoa que gosta de aprender. Quando era miúda dizia que queria estudar para sempre. Só estudei até aos 28 anos mas pondero voltar a fazê-lo (volta e meia dá-me uma enorme vontade) e acredito que devemos continuar a aprender todos os dias e ao longo de toda a nossa vida.

 

Gosto muito de absorver informação nova e muito pouco de perder tempo. Isto tem as suas coisas boas e más, porque se por um lado sinto que estou sempre a crescer e a evoluir, por outro chego a ficar muito cansada e tenho algumas dificuldades em fazer com que a minha mente pare por uns minutos. Mas o facto de ser assim leva-me a querer sempre aproveitar o meu tempo ao máximo. E por isso adoro ouvir podcasts (e também audiobooks, mas ultimamente ando mais virada para os podcasts).

 

Costumo ouvir podcasts nas vais variadas situações:

  • a conduzir: já não ouço rádio no carro, estou sempre a ouvir podcasts (ou a falar ao telefone) porque tenho a sorte de ter bluetooth no carro.
  • a arrumar a casa: é uma tarefa já de si tão chata que não consigo fazê-la sem mais qualquer coisa para me animar. Por vezes coloco música que me dê vontade de dançar e danço enquanto arrumo, mas também aqui ultimamente tenho andado mais virada para os podcasts.
  • a cozinhar: quando estou sozinha, claro.
  • no ginásio: adoro ir para o ginásio e desligar de tudo, concentrar-me nos meus podcasts enquanto treino.
  • a caminhar: gosto mesmo muito de sair de casa apenas para caminhar, faço-o com muita regularidade. Há dias (os mais stressantes) em que sinto quase uma necessidade física de sair de casa ao final do dia, colocar os phones nos ouvidos, desligar do resto do mundo e espairecer a cabeça. Levo sempre os meus podcasts comigo, claro, e às vezes dou uma caminhada mais longa só para ouvir mais um bocadinho.

 

Todo este tempo somado, acaba por dar para ouvir muitos podcasts. Subscrevo muitos (mesmo), há alguns que já ouvi muito e já desisti, outros que sei que vou continuar a ouvir sempre, e outros que vou buscar todos os episódios já publicados para ouvir desde o início.

 

Não conheço muitas pessoas que também ouçam podcasts e penso que é um hábito ainda pouco comum em Portugal. Por isso mesmo, hoje deixo-vos aqui uma lista dos meus podcasts preferidos, divididos por tópicos, para ver se também ganham a vontade de adotar este hobbie.

 

Disclaimer: estes são todos em Inglês porque não ouço nenhum podcast português, mas penso que esta é cada vez menos uma barreira para a maioria das pessoas.

 

Saúde o Fitness:

 

Ben Greenfield Fitness

Este é um podcast muito interessante para quem gosta de técnicas mais avançadas e menos conhecidas de saúde, otimização de performance e perda de peso. Este senhor tem um vasto conhecimento sobre coisas como sauna de infravermelhos, “coffee enemas” (pesquisem se quiserem, sob a vossa própria responsabilidade), jejuns prolongados ou técnicas para um sono mais reparador. Tem episódios de entrevistas com especialistas de várias áreas, e também episódios a solo, onde fala das suas mais recentes descobertas e experiências no mundo da saúde e fitness e responde a perguntas enviadas pelos ouvintes.

 

Primal Potential

Este é um dos meus podcasts preferidos, apresentado pela Elizabeth Benton. Ela fala sobre perda de peso, com alguns episódios muito práticos e baseados em factos científicos, e outros mais virados para a motivação e mindset. Raros são os episódios em que faz entrevistas. Tendo ela própria passado pela experiência de perder cerca de 70 kg e estando ainda a percorrer o seu próprio percurso de perda de peso, para além de ter formação em ciências e nutrição e ter trabalhado em tempos na indústria dos suplementos, está muito bem equipada para poder passar este tipo de informação. É um dos podcasts que vou logo ouvir assim que sai um novo episódio (às terças, quintas e sábados).

 

podcasts

 

Motivação:

Daily Motivations

Também este apresentado pela Elizabeth Benton do Primal Potential (é o segundo podcast dela), tratam-se de episódios diários (de segunda a sexta) muito curtos (menos de 5 minutos) com reflexões motivacionais. Gosto muito de ouvir e apesar de não prestar muita atenção a todos, de vez em quando há um que me toca mais a sério, que tem uma frase que me diz algo de mais significativo ou que me faz pensar numa determinada situação da minha vida.

 

Good Life Project

Apresentado por Jonathan Fields, tem dois episódios semanais: o de quinta-feira, que ouço sempre, com uma reflexão relativamente curta (cerca de 15 minutos) filosófica ou motivacional, e o de segunda-feira, que apenas ouço ocasionalmente, com entrevistas a pessoas inspiradoras. Gosto de o ouvir e ainda gostava de ler o livro dele, com o mesmo título que o podcast.

 

Escrita:

Writing Excuses

Este é simplesmente o podcast mais espetacular de todos os tempos! Apresentado por: Brandon Sanderson, Mary Robinette Kowal, Howard Tayler e Dan Wells (agora, na temporada de 2017, são mais alguns, mas o core é este). É um podcast de escritores, para escritores. Estes quatro escritores, já tão experientes, dão conselhos preciosos para quem ainda está a aprender e para além disso são tão divertidos! Só para terem uma ideia, o slogan deles é “Fifteen minutes long, because you’re in a hurry, and we’re not that smart”. Como podem perceber por aqui, cada episódio tem cerca de 15 minutos (normalmente andam mais perto dos 20) e o esquema deles é terem um grande tema por temporada e depois vão abordando um sub-tema por mês. Recomendam sempre um livro que um deles gostou, e no final de cada episódio dão “trabalhos de casa” – um exercício de escrita (que nunca fiz) – e dão dicas tão boas que todas as pessoas que gostam de escrever histórias devia ouvi-los. Atenção: só se aplica mesmo a escrita de ficção.

 

Story Grid

Apresentado por Tim Grahl, especialista em marketing para lançamento de livros que costuma trabalhar com autores nos seus lançamentos e que decidiu, também ele, escrever o seu próprio livro, e Shawn Coyne, editor com mais de 25 anos de experiência e autor do livro Story Grid, que ajuda escritores a reverem os seus manuscritos com a estrutura em mente. Trata-se basicamente de um editor experiente a ensinar um novo escritor a escrever de uma forma que prenda os leitores. Apresentam conselhos muito úteis e é muito interessante acompanhar as discussões dos dois sobre o livro que o Tim está a escrever, uma vez que ele envia previamente as cenas que vai escrevendo para o Shawn e depois os dois discutem-nas – o que está bem e o que está mal – no podcast.

 

Generalistas:

Dear Hank and John

Este é o podcast dos irmãos Hank e John Green. Tomei conhecimento do trabalho destes dois irmãos há muito pouco tempo, através do seu canal no Youtube. Claro que já conhecia o autor John Green, já li dois livros dele, dos quais gostei apesar de não ter amado, mas não fazia ideia que ele era youtuber, muito menos com o irmão. Eles são os vlogbrothers e para quem não sabe, começaram este projeto a 1 de Janeiro de 2007, quando decidiram deixar de comunicar por escrito e passaram a comunicar através de vlogs. Cada um deles começou a enviar uma mensagem de video ao outro, uma vez por semana, e o canal deles tornou-se num dos de maior sucesso no Youtube (com quase 3 milhões de subscritores à data da escrita deste post). A sua comunidade de fans tem mesmo um nome: são os Nerdfighters ou Nerdfighteria. Desde essa altura, todo o projeto ganhou já novas proporções, tendo gerado vários side-projects, como o Project For Awesome, o Vidcon e este mesmo podcast, que não é sobre nada, apenas os dois irmãos a dizerem parvoíces e a responderem a perguntas enviadas pelos ouvintes, mas de uma forma tão divertida que vale a pena ouvir.

 

Freakonomics Radio

Para quem conhece os livros Freakonomics, o podcast assenta no mesmo tipo de análise das mais variadas situações do dia a dia, sendo que no podcast os autores têm a possibilidade de se focarem mais nos temas da atualidade internacional. Se gostaram dos livros, também vão gostar do podcast.

 

Outros:

ProBlogger podcast

Bom podcast com imensas dicas para bloggers. Já existem 185 episódios, por isso têm muito com que se entreter.

 

The Tim Ferriss Show

Ainda há quem não conheça o Tim Ferriss? Caso não conheçam, pesquisem os livros 4-hour work week e 4-hour body, para além do mais recente Tools of Titans. É louco, muito rico e gosta de fazer as mais variadas experiências com o seu próprio corpo. Vale a pena ouvir.
Apenas mais duas menções honrosas, para dois podcasts que ainda não ouvi mas quero muito: o Serial e o S-Town (que é lançado amanhã), que ao contrário dos anteriores se tratam de séries de ficção no formato de podcast. Já ouvi dizer muito bem do Serial e o S-Town é dos mesmos criadores, já ouvi o anúncio e pareceu-me prometedor.

 

Para concluir: como é que ouço os podcasts? Como podem imaginar, existem imensas aplicações para os ouvir. Penso que quem tem iPhones use o iTunes. Para Android, eu uso a Podcast Addict e gosto, mas sei que há muitas mais das quais não posso falar porque nunca experimentei.

 

Espero que tirem proveito destas minhas sugestões e se quiserem saber mais, tenho muitos mais podcasts para vos recomendar. Não hesitem em dizê-lo na caixa dos comentários. Já agora, se também tiverem podcasts para recomendar, deixem-nos também na caixa de comentários que eu agradeço.

 

 

 

Espero também que tenham gostado desta minha primeira participação no projeto ACMA. Fiquem a saber que qualquer blogger ou youtuber pode participar neste projeto se assim o desejar e que não são obrigados a fazê-lo todos os meses, apenas quando acharem que faz sentido para vocês. Se tiverem interesse contactem a organização através do e-mail acma.cultura@gmail.com Se acharem este projeto interessante podem ainda visitar a página de Facebook e ver o que os outros participantes andam a escrever.

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Beatriz
    March 30, 2017 at 1:49 pm

    Aprender é uma ótima maneira de ocupar os nossos tempos livres! Nunca tinha ouvido falar muito acerca de podcasts, o nome não me é estranho, claro, mas nunca tive bem a noção do que era; pelo que escreves, parece semelhante a Ted Talks. Fiquei muito curiosa! Gostei muito do post!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    • Reply
      Filipa M.
      March 30, 2017 at 11:31 pm

      Olá Beatriz. Ainda bem que gostaste, fico muito contente. Podcasts são mais como programas de rádio mas que descarregas através de uma aplicação e ouves quando queres (ou podes ouvir online) e há para os mais variadíssimos temas. Experimenta e depois diz-me o que achaste!
      Beijinho

  • Reply
    Daniela - Cidade do Pecado
    April 7, 2017 at 10:28 pm

    Temática bem interessante e diferente do habitual. Já ouvi alguns podcasts, mas a verdade é que não conhecia muitos. Vou explorar melhor a tua lista 🙂

    Beijinhos

    • Reply
      Filipa M.
      April 7, 2017 at 11:16 pm

      Olá Daniela. Ainda bem que gostaste, fico muito contente! Fazes bem em experimentar os que mais te interessaram, depois diz-me o que achaste 😉
      Beijinho

  • Reply
    mami
    April 24, 2017 at 4:02 pm

    adorei as tuas sugestões. não sou muito de podcasts mas fiquei com muita vontade de lhes dedicar algum tempo!

    • Reply
      Filipa M.
      April 24, 2017 at 8:05 pm

      Fazes bem, há tantos tópicos que de certeza que encontras alguns que gostes. Ainda bem que gostaste 🙂

Leave a Reply

%d bloggers like this: