#100palavraspordia

#23/100 – Medo de falhar

#100palavraspordia

 

Tenho um problema. Chama-se medo de falhar. Há uns tempos consegui finalmente perceber porque tenho este enorme medo. E a explicação tem a ver com o meu passado.

 

Estou plenamente convencida que o meu gigante medo de falhar se deve ao facto de ao longo de toda a minha vida ter sido muito certinha. Demasiado certinha. Quase nunca falhei ou errei. Os pais e os professores nunca me ralhavam, comportava-me sempre bem, tive sempre boas notas. Não estou habituada a falhar. Digo isto não com orgulho mas com um certo arrependimento, porque hoje em dia sinto que esta falta de preparação para falhar apenas dificulta a minha vida. Tenho medo de fazer certas coisas, de dar certos passos, por causa do medo de falhar. Quando me chamam à atenção por algum motivo (nomeadamente no trabalho, porque sim, também falho, afinal sou humana) tenho tendência a ficar completamente arrasada. É algo que estou a tentar mudar. Todos falhamos, é inevitável, e todas as nossas falhas podem e devem ser oportunidades de aprendizagem. É assim que vou tentar encarar os meus erros daqui para a frente.

 

E o que quero agora para mim é falhar. Vou andar à procura disso, porque hoje percebo que falhar significa que estou a fazer coisas novas, que estou a tentar sair da norma. E sei que ao falhar vou sempre aprender alguma coisa.

 

Ontem publiquei neste blog um post que me deu muito medo de mandar cá para fora. Porque é sobre um assunto ainda fora da minha zona de conforto e porque me expõe mais do que estou habituada. Publiquei na mesma e espero continuar a publicar coisas que me deixem desconfortável, pois só assim sei que estou a fazer algo que vale a pena. Tenho, claro, a vantagem de que quase ninguém lê este blog, por isso a exposição é sempre muito limitada. É o meu tempo para explorar coisas diferentes, para me expor tanto quanto eu quiser, sabendo que quase ninguém me vai ler e que quem ler pouco ou nada se vai preocupar com aquilo que eu digo, penso ou faço.

 

O medo de falhar vai continuar por cá, mas vou avançar cada vez mais contra ele e apesar dele. Porque sei que se falhar o mundo não vai acabar, vou simplesmente levantar-me e avançar para a coisa seguinte.

 

 

(Podem ver aqui como este desafio começou)

 


 

Para receberes o ficheiro PDF com o teu marcador de revisão subscreve por e-mail a Newsletter Deixa Ser.

(Também não gosto de SPAM, por isso prometo que só vou enviar conteúdo interessante)

 

You Might Also Like

No Comments

    Leave a Reply

    %d bloggers like this: