Recursos de escrita

(créditos da imagem: Oliver Thomas Klein)

 

Há já muito tempo que ando para escrever este post e acabou por só acontecer agora, mas espero que quem gosta de escrever ficção tire bom proveito dele.

 

Trata-se da minha lista de recursos favoritos para escritores – particularmente de ficção, apesar de alguns dos sites também terem alguns recursos para escritores de não-ficção. São sites que visito religiosamente, e alguns dos respetivos podcasts que sigo com atenção.

 

Antes de lerem mais, para quem não gostar de ler em Inglês, deixem-me avisar já que 91% dos sites de que vou falar são em Inglês. Infelizmente, a realidade com que me tenho deparado é que praticamente não existem recursos online para escritores em Português, ou então sou eu que tenho sérias dificuldades em encontrá-los. É uma pena e nem consigo perceber bem porque é que isto acontece. Não sei se está relacionado com a tendência para o secretismo que existe neste país, do género “eu sei como é que isto se faz e como se pode ter sucesso e vender livros, mas não vou contar a ninguém porque se houver mais pessoas a terem sucesso eu vou acabar por perder leitores/vendas/dinheiro”. Custa-me um pouco a acreditar que alguém pense assim, mas penso que é a única justificação plausível para a falta de partilha que vejo por cá. Mas enfim, passemos em frente.

 

Começo então com o único recurso útil que conheço em Português e do qual gosto muito, para que aqueles que se limitam à nossa língua mãe possam ir explorá-lo e não percam tempo com os outros de que vou falar a seguir:

 

 

Sara Farinha – Recursos do Escritor

Não conheço o blog da Sara há muito tempo nem li ainda muitos artigos dela mas os que li gostei. Acho que tem artigos bem interessantes, principalmente para quem ainda está mesmo a começar e precisa de umas noções básicas de escrita de ficção. Se nunca leram nenhuns artigos sobre escrita e estão mesmo a começar, e se para além disso não gostam ou não querem ler em Inglês, acho que não perdiam nada em começar por ler todos os artigos da Sara para ficarem com boas noções de algumas técnicas úteis no planeamento de histórias, na escrita de primeiros rascunhos e na edição dos vossos manuscritos.

 

 

Muito bem, pessoal que gosta de ler em Inglês, ainda estão por aí? Então deixem-se ficar mais um bocadinho que já a seguir tenho 10 recursos online excelentes para quem quiser aprender umas coisas sobre escrita de ficção.

 

 

Story Grid website, livro e podcast

Já falei deste recurso aqui. É um excelente podcast e o site também está cheio de artigos muito úteis. O podcast consiste nas conversas entre o Tim, que está a escrever o seu primeiro livro de ficção, e o Shawn, autor do livro Story Grid, que é um editor experiente e que ajuda o Tim na sua jornada de escrita. Adoro ouvir as conversas dos dois e aprendi imenso sobre géneros, principalmente com os episódios iniciais do podcast.

 

Writing Excuses podcast

Também falei deste no mesmo post. Neste caso, não há grande informação no website, está tudo no podcast mesmo. Este podcast é apresentado por 4 escritores muito experientes: Brandon Sanderson, Mary Robinette Kowal, Howard Tayler e Dan Wells. Vão já na temporada 12 do poscast e pelo menos a partir da temporada 10, cada uma das temporadas é quase como uma masterclass de escrita. Eles dão um “trabalho de casa” todas as semanas, que podem usar para praticarem a vossa escrita e treinarem a criatividade. A interação entre todos eles é muito engraçada, fartam-se de brincar uns com os outros e a partir de certa altura, até eu já sinto que os conheço (gostava de conhecer, não minto).

 

Helping writer become authors website e podcast

Este website também está cheio de artigos interessantes e já reparei que quase sempre que faço uma pesquisa sobre um tópico de escrita há um artigo deste site que aparece, cheio de informação interessante. A autora é a K.M. Weiland, e para além dos artigos ela tem também vários livros sobre escrita (os ebooks são bem baratos) e também tem os seus livros de ficção à venda no site. Para além de tudo isto, tem o podcast, episódios curtos em que ela nos fala de vários aspetos da escrita de ficção.

 

The Write Life

Este site tem artigos diários de escrita, por vários escritores diferentes, alguns são muito interessantes, outros nem tanto, mas vale a pena dar uma vista de olhos.

 

Writer’s Digest

Mais um site que aparece quase sempre em pesquisas relacionadas com escrita, ou não fosse o Writer’s Digest uma referência para qualquer escritor. Tem artigos muito interessantes e alguns desafios de escrita, para além de outros recursos, se bem que a maior parte consiste em serviços que apenas serão de interesse para quem escreve em Inglês.

 

The Write Practice

Este é mesmo um dos meus recursos preferidos. Não só os artigos são quase sempre interessantes, como cada um deles tem um exercício para treino (“practice”) no final. Excelente para acender a criatividade.

 

The Creative Penn website e podcast/youtube

A Joanna Penn é muito conhecida no mundo da escrita em inglês e tem um enorme sucesso com os seus livros de ficção e de não-ficção para escritores. Tem muitos recursos no site (para além de todos os seus livros) e faz uma entrevista semanal, habitualmente a autores, que podem ouvir no seu canal do Youtube ou no podcast.

 

Jerry Jenkins

Artigos longos e interessantes. Este foi um site que consultei muito no início, para ler os principais artigos, e depois nem tanto. Mas vale a pena para ficar a conhecer os básicos.

 

Well-storied

Este site é também muito interessante, mas uma das partes melhores para mim é mesmo o grupo do Facebook a que podem aceder se subscreverem a Newsletter. Um dos melhores grupos de escritores em que estou.

 

DIY MFA website, livro e podcast

Mais um que é um site, um livro e um podcast. Gosto muito da Gabriela (tive a oportunidade de a conhecer pessoalmente da última vez que estive em Nova Iorque e estivemos umas duas horas à conversa, ela é mesmo simpática!). O podcast tem entrevistas muito interessantes, mas os meus episódios preferidos são mesmo os que ela faz a solo. Já tenho o livro dela, que é muito diferente dos outros livros de escrita que tenho porque parece mesmo um livro escolar. Ainda não o li mas estou ansiosa por fazê-lo.

 

 

 

São estes os meus recursos preferidos sobre escrita. Espero que tirem proveito se quiserem mergulhar neste mundo e se tiverem outros recursos que conhecem e gostam, partilhem comigo nos comentários porque estou sempre à procura de coisas novas.

 


 

Para receberes o ficheiro PDF com o teu marcador de revisão subscreve por e-mail a Newsletter Deixa Ser.

(Também não gosto de SPAM, por isso prometo que só vou enviar conteúdo interessante)

 

 

2 Comment

    1. Ainda bem que gostaste, Ruth!

Leave a Reply