Objetivos 2017: Revisão do Trimestre de Inverno & Objetivos para o Trimestre de Primavera

(créditos da imagem: Ewan Robertson)

 

Após o final do primeiro trimestre de 2017, está na hora de fazer uma revisão aos objetivos.

 

E neste caso, não é muito difícil, porque se bem se lembrarem dos meus objetivos para o primeiro trimestre… apenas tinha 1. Era ele o seguinte:

 

Acabar o primeiro rascunho do meu primeiro manuscrito.

 

Resultado? Consegui!

 

 

Terminado no dia 31 de Março, algures entre as 19h e as 20h, 110 093 palavras escritas em pouco mais de 3 meses. E foi uma alegria imensa. (e nem precisei dos dois dias extra que tinha dado a mim mesma)

 

Por isso, 100% dos objetivos realizados! Grande início de ano.

 

Agora, verdade seja dita: o primeiro rascunho está péssimo. Tem tantos problemas que nem imaginam, para além daqueles que ainda nem identifiquei. Mas também é verdade que já estava à espera disso. Aliás, aconselho que vejam este vídeo sobre começar a escrever:

 

 

O que pretendo fazer agora é enfiar este rascunho na gaveta e escrever outra coisa. E enquanto que o meu plano inicial era escrever mais um rascunho e depois escolher entre os dois aquele que iria rever, entretanto decidi escrever mais dois rascunhos. Já tenho quase a certeza quais são as histórias que vou escrever, e apenas depois desses dois devo escolher um deles para rever. Mas não me vou preocupar com revisões para já.

 

Assim, e passando à segunda parte do tópico, vamos aos objetivos para o segundo trimestre:

 

 

Objetivo nº 1: Planear os próximos dois trabalhos de ficção

Como disse em cima, tenho quase a certeza quais são as duas próximas histórias que quero escrever, por isso o próximo passo será planeá-las. Quero fazer o planeamento das duas em paralelo, para que quando se esgotarem as ideias numa possa ir trabalhando na outra. Quando falo em planeamento, estou a referir-me aos passos 2 e 3 deste post: determinar a ideia, o tema, a progressão da narrativa, os pontos de viragem, os personagens, o final, os enredos secundários, a listagem das cenas. Já tenho bocados de tudo isto para as duas histórias mas falta completar e tornar a coisa consistente. Como estamos a falar de duas histórias, quero tentar terminar este trabalho até aproximadamente meio de Maio (ainda não comecei, dei-me os primeiros dias do mês para pensar em tudo menos em escrever ficção). Para depois começar a escrever. E daí vem então o segundo objetivo…

 

Objetivo nº 2: Escrever 50% do meu segundo manuscrito

Terminado o objetivo anterior, terei de decidir qual a história que quero escrever primeiro. Poderá não ser fácil, mas uma vez que vou avançar com a outra logo a seguir, também não deverá ser muito difícil. A ideia será escrever metade de um dos manuscritos entre meio de Maio e final Junho. Poderá ser algo ambicioso, face ao objetivo seguinte…

 

Objetivo nº 3: Continuar a fazer progressos no projeto SD

O projeto SD é algo que iniciei muito recentemente e que para já, para além de vos dizer que será um livro de não-ficção, não vou revelar mais nada. E assim permanecerá nos próximos tempos, uma vez que este vai ser um projeto longo, que implica bastante trabalho de investigação e também alguma experimentação. Por isso, e como não faço só isto nesta vida, é coisa para demorar o seu tempo. Também não tenho pressas, mas quero fazer progressos. Uma vez que estou ainda muito no início e não se trata apenas de escrita, ainda não estabeleci uma métrica, e por isso este objetivo não é muito concreto. A ideia para já é só mesmo fazer progressos. Já será bom.

 

Objetivo nº 4: Ler 10 livros

Extremamente ambicioso, eu sei. Mas vou-vos contar um segredo: não terminei nenhum livro no mês de Março. Eu sei, inacreditável. Mas estava tão focada na escrita e além disso, andava tão cansada, que não consegui. Alguma coisa teve de ceder e foi a leitura (e não só, ver mais à frente). Por isso há que recuperar. O Goodreads diz que estou 5 livros atrasada em relação ao objetivo do ano, e mesmo que leia estes 10, vou terminar o próximo trimestre com 3 de atraso, a recuperar na segunda metade do ano.

 

E desta vez, quero incluir alguns objetivos mais pessoais.

 

Objetivo nº 5: Voltar a ir ao ginásio com regularidade

Pois é, outra coisa que acabou por ceder na fase final da escrita do livro, foi o ginásio. Continuei a dar as minhas caminhadas com relativa regularidade, porque me fazem tão bem, mas ginásio, nem vê-lo. E está na altura de mudar isso. Pelo menos duas vezes por semana, a partir já desta semana e durante todo o trimestre. Estou a registar tudo, por isso quando chegarmos a Julho vou poder contar como correu.

 

Objetivo nº 6: Objetivo secreto

Este não vou revelar, mas saibam que ele existe e não queria deixar de o incluir porque é um dos mais importantes desta lista. É muito pessoal e não quero falar ainda do que se trata, mas estou a trabalhar para um dia poder vir a fazê-lo.

 

 

Pronto, é isto. Voltarei a este assunto no início de Julho, espero que com boas notícias.

 

Mais uma vez, a ideia de ter objetivos por trimestres não é minha mas sinto que ajuda muito na produtividade e em manter o foco o ano todo. Podem ver alguns exemplos aqui e aqui. A mim parece-me que há cada vez mais pessoas fazê-lo.

 

E desse lado, mais alguém usa este sistema de objetivos por trimestre? Se sim quero saber, contem-me nos comentários ou indiquem-me os vossos posts.

2 Comment

  1. O ano passado também fiz um artigo com os meus objectivos, mas acabei por não os ir revendo… Talvez a estratégia de o fazer por trimestre tivesse resultado melhor! 😉
    Um dos meus objectivos é ir ao ginásio com maior regularidade. Infelizmente, tem-me faltado motivação. Se põe acaso, estiveres inscrita no Pump Fitness Club avisa e podemos combinar fazer algumas aulas juntas. Se me comprometer com alguém é mais difícil arranjar desculpas para faltar…
    Beijinhos 😘 e continuação de boas escritas! 📝 Ana Paula

    1. Olá Ana Paula!
      Experimenta! Para mim é bem melhor ter objetivos mais restringidos no tempo a o facto de assim fazeres uma revisão regular também ajuda muito. Se não quase só te lembras deles passado um ano.
      Não ando no Pump, andava numa outra cadeia de ginásios mas agora até mudei para um pequeno aqui perto de casa. Mas força com isso, a primeira pessoa com quem tens de te comprometer é contigo própria! 😉
      Beijinho

Leave a Reply