Livros – últimas aquisições (Setembro e Outubro 2016)

Olá, o meu nome é Filipa e tenho um problema. Teoricamente o primeiro passo para a cura é admitir que temos um problema, certo? Bem, não me parece que neste caso vá funcionar.

DSC01572.JPG

O meu problema é o seguinte: sou viciada em livros. Não só em ler livros (este é, quanto a mim, um excelente vício), como também em comprá-los (este já não tão bom). O principal problema, no entanto, é o seguinte: infelizmente, compro livros a uma velocidade muito maior do que consigo lê-los. Isto faz com que a pilha de livros por ler vá sempre aumentando, quando na verdade eu queria era que ela diminuísse. Mas não consigo. A sério, já tentei várias vezes e não consigo. Aliás, houve um ano em que consegui. Foi o ano de 2012, em que impus um desafio a mim própria. Esse desafio consistia em não comprar um único livro durante um ano. E quase (mesmo quase) que consegui cumprir o desafio: em 2012 apenas comprei um livro. Um único livro! Isto vai contra todos os meus instintos e foi um grande feito do qual me orgulho imenso. Mas a verdade é que nunca mais repeti a proeza e nem sequer quero. Pode parecer ridículo para alguns, mas comprar livros faz-me feliz. Sim, ler livros faz-me imensamente feliz, permite-me conhecer mundos novos, entrar noutras realidades, experimentar diferentes sensações. Mas o simples ato de comprar um livro também me traz felicidade. Mesmo sabendo que tenho mais de 100 livros em casa por ler (sim, é isso mesmo, mais de 100), cada vez que compro um livro novo sinto que se abre uma nova possibilidade, um novo mundo, e mesmo que não o leia de imediato, sei que eventualmente o vou fazer e que ele está ali na estante à minha espera. Além disso, adoro a sensação de terminar um livro e escolher o que vou ler a seguir. Quando me aproximo da estante e começo a percorrer a secção dos livros por ler, parece que estou numa enorme biblioteca, com imensas opções (apesar de na verdade serem apenas pouco mais do que 100).

E a verdade é esta: já aprendi a viver com este vício e de momento não sinto grande necessidade de o controlar. Vou continuar a permitir-me comprar quase todos os livros que me apetecer, pelo menos enquanto isso não afetar demasiado a gestão do meu orçamento. A verdade é que quase só compro livros quando os encontro em promoção (a não ser que seja algo que tenho mesmo de ter naquele momento e não possa esperar, o que não acontece com muita frequência) e compro muitos livros em inglês e online, com preços muito mais atrativos do que os praticados em Portugal, pelo que consigo ir mantendo o orçamento sob controlo. Além disso, os tais mais de 100 livros que tenho de momento por ler não foram todos comprados por mim. Muitos foram oferecidos, já que no Natal e nos meus anos faço sempre uma lista de livros que quero para a família saber o que me oferecer (na família somos quase todos viciados em livros e usamos muito esta estratégia das listas), e muitos outros são livros (sobretudo clássicos) que trouxe emprestados de casa dos meus pais e que agradam a sua vez de serem lidos por mim.

E assim surge esta rubrica aqui no blog de últimas aquisições, com a ideia de partilhar aquilo que tenho comprado e explicar brevemente o que me atraiu em cada um dos títulos. Fica então a lista dos livros que comprei entre Setembro e Outubro de 2016. Nestes dois meses comprei 8 livros, que na realidade são 12 porque um dos itens se trata de uma box set (coleção de 5 livros).

The Perks of Being a Wallflower
[Goodreads] [BookDepository]
DSC01560.JPG
Apesar de este livro ser apenas de 1999, quase que já pode ser considerado um clássico. Após o filme com Emma Watson (que eu ainda não vi porque assim que soube que havia um livro decidi que queria ler o livro primeiro), este livro tornou-se ainda mais conhecido. É uma história de coming-of-age a pouco mais sei do que isso, mas como tenho ouvido e lido críticas excelentes ao livro (e estava em promoção) decidi comprar e estou cheia de vontade de o ler.

Highly Illogical Behaviour
[Goodreads] [BookDepository]
DSC01559.JPG
Este livro conta a história de um rapaz (Solomon) que sofre de agorafobia (medo de estar em espaços abertos e no meio de multidões) e não sai de casa há três anos. Surge então Lisa, que está focada em entrar num programa conceituado de psicologia quando for para a universidade e que decide tratá-lo. Este livro tem sido tão elogiado no booktube que mais uma vez fiquei com uma enorme vontade de o ler. O tema parece-me extremamente interessante.

The Raven King
[Goodreads] [BookDepository]
DSC01569.JPG
The Raven King é o quarto livro da séria The Raven Cycle, da qual já li os três primeiros títulos. A história da série anda à volta de uma rapariga (Blue) que vem de uma família de videntes mas ela própria não tem poderes sobrenaturais. Durante toda a sua vida, as videntes com quem convive diariamente lhe disseram que se ela beijasse o seu verdadeiro amor, ele iria morrer. Para além de Blue, há um grupo de rapazes (os raven boys) que andam à caça do túmulo de um antigo rei escocês. Reza a história que quem encontrar o túmulo e acordar o rei terá direito a um desejo. Os caminhos de Blue e dos raven boys cruzam-se logo no início, Blue junta-se à sua busca pelo rei adormecido e claro que se apaixona por um deles, mas sabe que se o beijar, ele irá morrer. Gostei bastante dos três primeiros livros (principalmente do terceiro), apesar de não serem livros de leitura fácil, com uma escrita muito rebuscada e construção frásica por vezes difícil de seguir. No entanto, estou ansiosa para saber a conclusão da história, por isso espero pegar neste livro brevemente.

Sweetbitter
[Goodreads] [BookDepository]
DSC01561.JPG
Este livro retrata um ano na vida de uma jovem de 22 anos que decide mudar de vida, vai viver para Nova Iorque e começa a trabalhar num dos restaurantes mais famosos da cidade. Comprei este livro porque surgiu no booktube com boa crítica mas essencialmente porque apresenta algumas alguns pontos semelhantes com uma história que estou a escrever. Daí estar altamente curiosa para ler este.

Harry Potter and the Chamber of Secrets Illustrated edition
[Goodreads] [BookDepository]
DSC01570.JPG
Este não precisa de grandes explicações. Fanática como sou por Harry Potter (tudo o que seja Harry Potter) comprei a edição ilustrada do primeiro livro no ano passado assim que ela foi lançada. Este ano, encomendei este ainda em pré-venda em Setembro, e em Outubro, assim que foi lançado, chegou rapidamente cá a casa. Para quem não sabe, as edições ilustradas dos livros do Harry Potter começaram a sair em Outubro de 2015 com Harry Potter and the Philosopher’s Stone e vão continuar a sair ao ritmo de um por ano. As ilustrações são de Jim Kay e são absolutamente deslumbrantes. O que fiz com o primeiro livro no ano passado e vou fazer agora com este, foi ler um capítulo por dia (quase todos os dias) para desfrutar de Harry Potter e das ilustrações durante algum tempo.

Beyond Heaving Bosoms
[Goodreads] [BookDepository]
DSC01557.JPG
Este é um livro de não-ficção que fala sobre histórias de amor, ou seja, livros cujo arco narrativo principal gira à volta de uma história de amor (”romance novels” em inglês, mas não quero chamar “romances” uma vez que a palavra em português tem um significado totalmente diferente). Este livro tenta combater a vergonha que tanta gente sente por gostar de ler histórias de amor, apesar de este ser o género mais vendido em todo o mundo, e para além disso, dá conselhos e dicas para escritores de histórias de amor. Para ir lendo com tempo.

Saga – volume 1
[Goodreads] [BookDepository]
DSC01558.JPG
Saga é uma série de “graphic novels” altamente aclamada. Nunca li um “graphic novel” e ando com vontade de experimentar, pelo que decidi começar por aquele sobre o qual tenho ouvido mais críticas positivas.

Percy Jackson and the Olympians
[Goodreads] [BookDepository]
dsc01562dsc01564dsc01565

dsc01566
Esta é uma coleção de 5 livros classificada em inglês como “middle grade”, o que significa que o público alvo são leitores entre os 8 e os 12 anos. Quando tinha estas idades (e um pouco mais) era completamente viciada nas coleções infanto-juvenis como Uma Aventura, Os Cinto, O Clube das Chaves, entre muitas outras não tão conhecidas. No entanto, nunca li livros dedicados a esta faixa etária em inglês e gostava de experimentar. Percy Jackson é altamente aclamado no booktube e retrata a vida e aventuras de crianças semi-deuses, baseando-se na mitologia grega, que eu considero altamente fascinante. Deverão ser livros para ler rapidamente e decidi que não os quero ler de seguida, mas intercalar cada um deles com outros livros para mais crescidos. Estou ansiosa para mergulhar neste mundo.

Leave a Reply