Crítica #15: Too Late de Colleen Hoover

[Goodreads] [Amazon]

Título: Too Late
Autor: Colleen Hoover
Editora: N.Ap.
Género: Romance (negro) New Adult
Ano de publicação: 2016

Classificação:

 

Este foi o primeiro livro da Colleen Hoover que li. Já tinha lido uma novela (porque estava grátis no Kindle e tinha curiosidade em ler esta autora) mas este foi mesmo o primeiro livro. Talvez não tenha sido a forma ideal de me estrear com esta autora uma vez que este livro é bastante diferente do que ela costuma escrever. É mais escuro, mais explícito, mais duro.

 

Antes de mais, deixem-me explicar-vos que este livro foi inicialmente publicado pela autora numa plataforma online (Wattpad), um capítulo de cada vez à medida que os ia escrevendo. Não sei se estão a ver a diferença brutal que é fazer uma coisa destas em relação a publicar um livro inteiro. Desta forma, a autora não pode nunca voltar atrás e alterar o que já escreveu. Mesmo que se aperceba que cavou um grande buraco na história do qual agora não sabe como sair. Há que ter muita confiança para se fazer uma coisa destas.

 

Mas vamos à história. Uma rapariga pobre e com um irmão que tem uma deficiência e que portanto precisa de cuidados permanentes, namora e vive com um traficante de droga. Não porque quer mas porque ele a ajuda a pagar as despesas relativas aos cuidados do irmão. A relação dos dois é do menos saudável possível. Chega então um polícia infiltrado (mas só nós, leitores, sabemos isso) que está a tentar reunir provas contra o tal traficante e por quem a personagem principal se vai apaixonar.

 

Agora a minha opinião. Esta história é confusa, provavelmente pela maneira como foi escrita, e por causa disso também tenho uma certa dificuldade em expressar as minhas ideias. Talvez o mais fácil seja avançar com uma listagem de pontos negativos e positivos. Portanto, comecemos com os pontos negativos:

 

  • a personagem principal. É uma rapariga sem personalidade, que não se percebe como ainda não foi capaz de tomar uma atitude para se conseguir sustentar e ao irmão sem ter de depender do namorado que a mal-trata.

 

  • a rapidez com que os dois personagens principais se apaixonam. Normalmente não gosto de “instalove”, a não ser que seja muito bem feito, e neste caso não é.

 

  • o excesso de violência sexual. Desnecessário. Sinceramente, achei que houve partes em que a autora estava a descrever cenas de violação como se fossem uma coisa excitante. Isso deixou-me um pouco incomodada (não tenho nada contra sexo nos livros, nem contra erótica como género, mas achei que aqui estava muito mal feito).

 

  • o facto de a personagem principal e o traficante ainda andarem na faculdade. Completamente irrealista.

 

  • o final. E mais não digo.

 

Os pontos positivos:

 

  • apesar de todos os problemas, a história prende (exceto o final arrastado). Dei por mim a querer saber o que aconteceria a seguir.

 

  • a escrita. Gostei, e apesar de ser um livro muito diferente do seu habitual acredito que vou gostar de ler outras coisas da Coleen Hoover.

 

Agora decidam por vocês. Se recomendo que leiam este livro? Custa-me, mas sinceramente não. Se acho que devem experimentar outros livros da autora? Penso que sim, eu própria vou querer fazê-lo. Se já leram este livro, até quando ainda estava disponível gratuitamente no Wattpad, adorava saber a vossa opinião, deixem-na nos comentários.

Leave a Reply