#1/100 – O início de um novo desafio

Conhecem o Medium? Gostam?

 

Eu conheço e gosto. Gosto mais do que gostaria de gostar, pois são muitas as horas que por lá passo a ler artigos para lá de interessantes, quando podia perfeitamente estar a escrever.

 

Já ouviram falar de “100 naked words”?

 

Eu já li vários artigos do projeto/desafio “100 naked words” e hoje decidi que também o quero fazer. Por isso este é o meu 100 naked words #1.

 

Podem encontrar o projeto aqui e ler o que motivou o seu criador a fazê-lo aqui.

 

Uma breve explicação: muito simplesmente, consiste em escrever 100 palavras por dia, todos os dias, durante 100 dias – e publicá-las.

 

Este é o meu dia número um.

 

Porquê 100 palavras? Porque é fácil o suficiente para não haver desculpas para não o fazer. Este texto já vai com 139, por isso já estão a ver o quão fácil é.

 

Porquê 100 dias? Já ouviram dizer que para criarmos um hábito devemos repetir esse mesmo hábito durante 21 dias seguidos? Agora imaginem se o fizerem durante 100 dias seguidos.

 

Porquê a obrigação de publicar? Porque muitas vezes é o perfecionismo que nos impede de andar para a frente.

 

Estes textos não vão ser perfeitos. Não vão ter um fio condutor. Não vão ter um tema único. Nem eu sei sobre que raio vou escrever. Só sei que o vou fazer. Não importa como, não importa quando, não importa sobre o quê. Importa apenas que o faça todos os dias, durante 100 dias, e pelo menos 100 palavras.

 

Vou publicar estas palavras mas elas são mais para mim do que para outra pessoa qualquer. Se ninguém as ler não faz mal. Elas estão aqui, acima de tudo, para mim.

 

Tenho medo. Admito que sim. 100 palavras é muito pouco, mas 100 dias é muito tempo, e vou ter de o fazer todos os dias. Agora, que o estou a assumir perante o mundo, vou ter de o fazer todos os dias, durante 100 dias. São mais de três meses. É um desafio. Tenho medo. Medo de falhar, medo de afastar leitores porque vão ser textos sobre tudo e sobre nada que muitos poderão não querer ler. Mas faço isto para mim. Porque quero e porque sinto que me vai fazer bem. Porque às vezes enfrentar os nossos medos é a melhor coisa que podemos fazer.

 

O primeiro dia está feito. Venham os próximos 99.

 


 

Alguém se quer juntar? Pensem nisso e digam-me nos comentários. E vamos, todos juntos, criar a hashtag #100palavraspordia

 

 


 

Para receberes o ficheiro PDF com o teu marcador de revisão subscreve por e-mail a Newsletter Deixa Ser.

(Também não gosto de SPAM, por isso prometo que só vou enviar conteúdo interessante)

 

6 Comment

  1. 1. Adoro um desafio
    2. Adoro escrever
    3. Adoro o Medium (melhor coisa que já aconteceu para os escritores)
    4. Muito bom desafio, excelente para criar hábitos e exercitar a escrita!

    1. O Medium é ao mesmo tempo a melhor e a pior coisa que já aconteceu. É tão tão bom, e ao mesmo tempo rouba tanto tempo! Mas adoro e vou continuar a lê-lo 🙂

  2. Filipa achei o desafio muito interessante e acho que é uma boa forma de exercitar a escrita, a criatividade, a mente. Também tenho medo muito medo de assumir este desafio e não aguentar 100 dias por causa do perfeccionismo. Muito em breve vou me juntar a ti exactamente pela mesma razão que tu, fazer este desafio por mim, sair desta bolha de perfeccionismo que muitas vezes nos afasta daquilo que realmente gostamos de fazer.

    http://www.omelhorvemaseguir.pt

    1. Fico tão contente, Mónica! Tanto quanto sei, serás a primeira pessoa a aceitar o desafio, mas era algo de que já estava à espera. Tinha esperanças que com o passar do tempo mais pessoas começassem a ganhar alguma confiança para me acompanharem. Posso dizer-te já que vou no dia 19 e não tem custado nada, mesmo com uma semana de viagens e loucura no trabalho pelo meio 🙂 Estou a adorar o desafio e vou adorar ver mais pessoas a desafiarem-se também 🙂

      1. Filipa hoje começou o meu desafio, o primeiro dia {também o mais fácil} já está 🙂

        http://www.omelhorvemaseguir.pt

        1. Que bom! Vou seguir atentamente =)

Leave a Reply